Jornal de Angola

Mbappé coloca França na fase de “mata-mata”

Campeões nacionais venceram ontem os dinamarque­ses por 2 a 1 no jogo da segunda jornada do Grupo D que decorre em Qatar

-

Com dois golos de Mbappé no desafio da segunda jornada do Grupo D diante da Dinamarca, a França tornou-se ontem na primeira selecção com visto no passaporte para o oitavo-definal do Campeonato do Mundo que decorre no Qatar. O jovem atacante liderou os campeões mundiais na vitória por 2 a 1 no Estádio 974 em Doha, e tornou-se no principal candidato a Melhor Atleta da competição.

Com seis pontos na liderança isolada do grupo, resultante de duas vitórias, a França vai encarar a última jornada da fase regular sem pressão na próxima quartafeir­a, 30. No desafio com os tunisinos, já arredados da fase seguinte, os "blues" podem aumentar o pecúlio no topo da classifica­ção.

História do jogo

A Selecção francesa foi superior no primeiro tempo e criou diversas oportunida­des, mas não teve sucesso para furar as redes dos dinamarque­ses. A intensidad­e no ataque explorou a velocidade de Mbappé e Dembelé nas laterais que buscavam accionar Giroud na cara da baliza adversária.

A Dinamarca estava armada para conter a artilharia dos "netos" de Napoleão Bonaparte. Recuou os dois defesas laterais para montar uma linha de cinco e povoou o meio campo com quatro jogadores para bloquear a França. O resultado foi uma vantagem para os dinamarque­ses na posse de bola, mas sofreram a pressão do adversário. As bolas na área levavam perigo. A França insistiu numa dinâmica de ataque continuado e criou novas tramas ofensivas. Aos 30 minutos, Mbappé cruzou antes da linha de fundo e a bola parou no pés de Kounde que finalizou firme. O remate foi bloqueado perto da linha de golo.

Na sequência, aos 33', Griezmann infiltrou na área e cruzou rasteiro, exigindo uma defesa de Schmeichel com o pé. A pressão francesa resultou em nove finalizaçõ­es consecutiv­as, enquanto a Dinamarca só se defendia.

Em raro contra-ataque, os dinamarque­ses respondera­m aos 35 minutos por meio de Cornelius que tabelou com Lindstrom no ataque e rematou forte para fora. Os franceses remataram 12 vezes contra dois da Dinamarca.

O jogo dava indícios de t erminar como o s exto empate a zero da competição. A segunda parte reservou uma tónica diferente, mas com o mesmo roteiro. Aos 11 minutos, Mbappé ganhou uma disputa e rematou forte depois de cavalgar a longos metros. Schmeichel defendeu sem dificuldad­es. Três minutos depois, Tchouameni serviu Griezmann e mandou a bola para fora.

Depois de muita insistênci­a, Mbappé inaugurou o marcador aos 15 minutos, depois de receber a bola na esquerda e accionou Hérnandez que vinha em velocidade. O lateral invadiu a área e devolveu para o menino do PSG, que fugiu de dois adversário­s, e atirou para a baliza.

A Dinamarca respondeu na sequência por meio de Christense­n, que se antecipou a Rabiot e cabeceou sozinho para o empate. Tudo começou quando Erikson cobrou canto e Lindstrom pareceu na primeira trave para escorar para o meio da área.

Com o empate, as duas selecções estiveram mais ofensivas num jogo aberto e com oportunida­des para ambos os lados. Aos 40 minutos, os franceses sorriram, quando Mbappé, outra vez, marcou o segundo golo "decisivo".

Com o terceiro golo, o atacante do PSG junta-se ao equatorian­o Enner Valência no topo dos artilheiro­s da prova do Qatar e torna-se no segundo maior goleador francês no torneio com sete, atrás apenas de Fontaine, com 13.

 ?? DR ?? Atacante francês Mbappé voltou a brilhar no Qatar no segundo jogo do mundial
DR Atacante francês Mbappé voltou a brilhar no Qatar no segundo jogo do mundial

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola