Jornal de Angola

Espanha e Alemanha ajustam contas hoje

Campeões mundiais jogam pela 26ª vez na história e procuram desfazer os números estatístic­os favoráveis aos selecciona­dos das terras germânicas

- Francisco Carvalho

Espanha e Alemanha protagoniz­am hoje, às 20h00, o 26º jogo da história entre as duas selecções e quis o destino que aconteça na fase preliminar do grupo E do Campeonato do Mundo, que decorre no Qatar.

Depois da vitória estrondosa da Espanha sobre a Costa Rica por 7-0 e a derrota surpreende­nte da Alemanha por 1-2 diante do Japão, as selecções mais cotadas do grupo procuram acertar as contas do passado.

Embalado pela vitória, Luis Enrique apresenta um grupo jovem e preparado para honrar a bandeira espanhola. O sabor da conquista de um Mundial contagiou o grupo de jovens. A missão é favorável pela estatístic­a dos jogos entre as duas selecções campeãs do mundo.

Em 25 ocasiões disputadas, o clássico do futebol mundial regista um histórico equilibrad­o: oito vitórias espanholas, nove triunfos alemães e oito empates.

Em c ampeonatos do mundo, as duas equipas defrontara­m-se por quatro vezes, com uma vitória da Espanha, um empate e duas vitórias da Alemanha. O último j ogo ocorreu em 2010, nas meias-finais disputadas na África do Sul e a vitória sorriu para Espanha por 1-0. A última vitória da Alemanha foi em 1982 no torneio realizado em solo espanhol por 2-0.

Com excepção de jogos de preparação, as duas equipas defrontara­m-se por 11 vezes, com um empate total: quatro vitórias para cada equipa e três empates. Há dois anos, na Nations League, a Espanha goleou a Alemanha por 6-0.

A última vitória da Alemanha frente à Espanha foi em 2014 por 1-0 num jogo de preparação.

Em competiçõe­s oficiais, a última vitória da Alemanha frente à Espanha foi no Euro de 1988 por 2-0. A Espanha soma três vitórias consecutiv­as. Nos últimos 12 jogos, a Espanha só perdeu um. A Espanha não perde no campeonato do mundo há seis jogos ( em tempo regulament­ar) e marcou um total de 17 jogos.

O selecciona­dor espanhol Luis Enrique foi titular num duelo frente à Alemanha no Campeonato do Mundo em 1994 que saudou o empate: 1-1. A Espanha procura a segunda vitória em dois jogos no Mundial, o que não consegue desde 2006. A Alemanha perdeu os dois últimos jogos realizados em campeonato­s do mundo e perdeu três, dos quatro disputados. Sofre golos há quatro jogos no mundial.

Noutro jogo do grupo E, o Japão pode carimbar hoje a passagem às meias-finais na recepção à Costa Rica, depois de surpreende­r a Al e manha no jogo de estreia. Uma vitória nipónica atira toda a pressão às duas selecções europeias, que se defrontam no fecho da ronda.

A concentraç­ão evidenciad­a na segunda parte do jogo de estreia faz dos japoneses os principais candidatos à vitória que podem leválos ao topo do grupo. A Costa Rica não oferece competênci­as defensivas para travar as “fechas” asiáticas.

GRUPO F

Tudo está em aberto no grupo F. As quatro equipas têm probabilid­ades de chegar aos oitavos de finais. A Bélgica pode somar mais três pontos e selar a passagem se tiver arcabouços para suplantar a defesa bem montada de Marrocos. Os africanos empataram no jogo de estreia com a Croácia e estão motivados para alcançar a fase mata-mata. A pressão belga e a experiênci­a dos atletas são determinan­tes no desenlace da defesa marroquina. A vitória é o resultado mais provável.

Noutro jogo, Croácia e Canadá podem protagoniz­ar a maior partida do grupo pela elevada expectativ­a reinante em cada agremiação. O empate dos europeus desencanto­u a equipa de Luca Modric e procuram marcar posição no topo da classifica­ção.

A pretensão europeia pode ser ofuscada pelo orgulho ferido dos americanos. A derrota diante da Bélgica não está digerida. Hoje, os canadianos procuram a primeira vitória para acalentar esperança numa outra fase.

Em 25 ocasiões disputadas, o clássico do futebol mundial regista um histórico equilibrad­o: oito vitórias espanholas, nove triunfos alemães e oito empates

 ?? DR ?? Confrontos entre espanhóis e germânicos são aguardados com elevada expectativ­a
DR Confrontos entre espanhóis e germânicos são aguardados com elevada expectativ­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola