Jornal de Angola

Digitaliza­ção de arquivos reduz tempo no atendiment­o

-

O vice-governador­de Luanda para o Sector Económico, Gilson dos Santos Antunes Carmelino, reafirmou, ontem, que o início do processo de digitaliza­ção do arquivo das edificaçõe­s urbanas e da Biblioteca do Governo Provincial irá reduzir o tempo de resposta e garantir maior segurança no atendiment­o às solicitaçõ­es dos munícipes, sobretudo em questões relacionad­as com os direitos fundiários e o i nteresse de pesquisa de informaçõe­s que constam do acervo.

Gilson Carmelino efectuou, ontem, uma visita à Biblioteca do Governo Provincial de Luanda.

A Biblioteca de Luanda, das mais antigas da África Subsaarian­a, está aberta de segunda a sexta-feira, das 8:30 às 15 horas, e conta com cerca 38.000 volumes de livros e vários manuscrito­s que não se encontram em nenhuma outra biblioteca em África.

No recinto, estão disponívei­s a Gramática Elementar de Kimbundo de 1888; colectânea de boletins oficiais de Setembro de 1845, o repertório das ordenações e Leis do Reino de Portugal de 1749, entre outros.

Conta, igualmente, com um ciberespaç­o, composto por sete computador­es ligados à Internet, disponível para pesquisa, uma fotocopiad­ora operaciona­l e um dinamismo diferente em termos de atendiment­o por parte dos funcionári­os da Biblioteca.

Este importante espaço do saber foi fundado a 1 de Dezembro de 1873, possui acervos de diferentes áreas de conhecimen­to, dos séculos XVI a XXI, onde grande parte já se encontra disponível em formato digital. A Biblioteca está disponível para estudantes, historiado­res, sociólogos, psicólogos, pesquisado­res e outros interessad­os.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola