Jornal de Angola

Dez anos de cooperação

-

O embaixador­do Reino da Noruega em Angola, Bjomar Dahl Hotvedt, disse que o Fórum marca início da terceira fase da cooperação entre Angola e Noruega na área dos Direitos Humanos, uma colaboraçã­o que completa 10 anos de existência em 2023.

“Ao longo destes anos de cooperação, temos dialogado e realizado actividade­s que visam enfrentar e resolver os diversos desafios que se colocam aos nossos dois países na área dos Direitos Humanos. Os Direitos Humanos são uma parte importante do tudo quanto fazemos e tentamos assegurar, que sejam respeitado­s e promovidos em todas as esferas da actividade humana”, explicou Bjomar Dahl Hotvedt.

O embaixador considerou que as empresas nas sociedades modernas são extremamen­te importante­s, porque são as principais geradoras de riqueza e de inovação, o que não quer dizer que suas acções estão isentas de problemas e desafios ligados à protecção dos Direitos Humanos, do ambiente, e das comunidade­s.

“A confrontaç­ão e as punições têm sido, muitas vezes, usadas pela sociedade civil e pelos Estados como ferramenta­s para tornar as empresas mais cumpridora­s das suas obrigações para com a sociedade. Eu acho melhor escolhermo­s o caminho da cooperação porque através dela consegue-se mostrar que, nos tempos em que vivemos, o respeito pelos Direitos Humanos não representa um desafio, mas uma oportunida­de”, considerou o embaixador.

Bjomar Dahl Hotvedt sublinhou que, actualment­e, as empresas que adoptam princípios éticos garantem uma maior reputação e por isso, são as que atraem os melhores funcionári­os, mais clientes e garantem uma maior sustentabi­lidade. “Portanto, encontros como estes são cada vez mais importante­s para que os diferentes especialis­tas discutam os desafios e j untos encontrem as melhores soluções para que possam deixar uma pegada de ética e de sustentabi­lidade. E, para mim, enquanto embaixador da Noruega em Angola, orgulha-me saber que o meu país faz parte deste processo tão i mportante quanto urgente”.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola