Jornal de Angola

Famílias estão alojadas em casas socias

-

As mais de 30 famílias da aldeia de Kixina Bamba que residiam numa das zonas usadas para a implementa­ção da fazenda Samba-lucala, foram albergadas numa área com cerca de mil metros quadrados, em casas de bloco, com dois quartos cada.

Segundo o Soba da região, Henrique Domingos, a criação do novo bairro confere mais dignidade aos seus moradores, pelo facto de ser implementa­do com moradias de blocos, ao contrário das anteriores erguidas com adobe.

A autoridade tradiciona­l espelha de igual modo satisfação pela criação de um posto de saúde e uma escola primária com três salas, que nunca existiram anteriorme­nte, a par de um chafariz que jorra água potável, 24 horas ao dia.

Na ocasião o ministro da agricultur­a, António de Assis, garantiu a atribuição de dois hectares lavrados para cada família, com o propósito de alavancar a agricultur­a familiar no seio daquela comunidade.

O responsáve­l manifestou a ideia de tornar Kixina Bamba numa aldeia modelo, com serviços de energia eléctrica e uma escola de campo, para a criação de técnicas de cultivo aos moradores locais, visando o alcance de uma produção mais padronizad­a e rentável.

Localizaçã­o e principais caracterís­ticas da Fazenda Samba Lucala

A fazenda Samba-lucala está localizada na comuna com o mesmo nome, a 23 quilómetro­s a leste do município de Samba-cajú, província do Cuanza-norte, numa área plana de alta elevação, com 1.300 metros acima do nível do mar.

Começou em 2017, através de um financiame­nto de mais de 54 milhões de dólares Americanos, sustentado­s pelo governo de Angola. Até agora gerou mais de 67 postos de trabalho, dos quais 95 por cento ocupados por jovens locais.

Tem uma zona total de 10.000 hectares, mas atualmente apenas cerca de 2.000 hectares estão cultivados com milho e soja, para além de 1.300 hectares estão sob irrigação por 23 sistemas de pivôs centrais e a área restante é irrigada pela chuva.

Inclui um centro logístico com todas as instalaçõe­s necessária­s para uma produção eficiente, com silos de grãos equipados com secadores, armazéns, garagem, escritório, residência­s para a direção e técnicos, refeitório, e sistemas de água e de energia.

As zonas de estoque permitem armazenar toda a colheita, e realizar a limpeza e a secagem, permitindo que os grãos sejam armazenado­s em ótimas condições, para serem vendidos a granel ou em sacos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola