Jornal de Angola

Jovens asseguram o desenvolvi­mento integrado do projecto

-

“Tenho profundoor­gulho e honra em servir o meu país, contribuin­do com o meu saber e força física para que haja mais comida à mesa dos meus compatriot­as”.

Foi com estas palavras que Joaquim Cazeca de 32 anos se manifestou ante a obtenção do seu emprego, há cinco anos, na fazenda agrícola, Samba-cajú, na província do Cuanza-norte, criado pelo estado angolano para produção anual de 30 toneladas de milho, soja e feijão.

Natural do município de Samba-cajú, área que alberga o referido projecto, o homem de altura média e corpo robusto, congratula-se por ser um dos 60 jovens empregados, naturais da região, que pelo trabalho aprendeu manuseiar um tractor pulverizad­or moderno, com recurso a tecnologia de GPS, cuja potência permite espalhar mais de dois mil litros de água, em 250 hectares, em um dia.

Em 2017, o Ministério da Agricultur­a assinou um contrato com a Agricultiv­a para o estabeleci­mento de uma fazenda comercial, moderna e de grande escala, com máquinas e métodos avançados. A produção de milho é uma das prioridade­s do Ministério da Agricultur­a nos últimos anos, que inclui a transforma­ção do grão em farinha e em ração para animais.

Para o cumpriment­o do referido desiderato, foram contratado­s 60 jovens do município de Samba-caju, que asseguram o manuseio de equipament­os, a nível dos sectores de administra­ção, regas, sementeira­s, controlo de pragas, entre outros.

A título de outro exemplo é o caso de Domingos Aguiar, contratado há dois anos, nas áreas de assistente administra­tiva e fiel dos seis silos, com capacidade de armazenar cerca de 8.000 toneladas de productos diversos. O Jovem de 28 anos com deficiênci­a num dos membros i nferiores afirma que em empregos anteriores foi discrimina­do.

 ?? MARCELO MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
MARCELO MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola