Jornal de Angola

Gestores preparam a próxima safra

-

Para a produção da safra agrícola safra 2022-2023, o Director da fazenda Samba-lucala, Gelson António frisou, que já estão disponívei­s mais de 600 hec - tares, dos quais 360 já semeados com milho, enquanto os restantes vão receber a sementeira de soja, onde esperam colher mais de seis mil toneladas dos dois productos.

Sublinhou que a produção será destinada para qualquer comprador, desde os grossistas até aos retalhista­s, com particular destaque para os productore­s de fuba de milho e ração animal.

“Neste momento temos disponívei­s mais de duas mil toneladas de soja disponívei­s para a comerciali­zação”, assegurou.

Aponta a existência de 23 pivôs de irrigação, que cobrem 70 por centos dos 10.000 hectares existentes, sustentado por sete bombas de captação de água, com sistema de filtração. Referiu que o principal objectivo da criação do projecto é a luta contra a fome no país.

Garantiu que no pico do funcioname­nto da fazenda haverá a produção de hortícolas, facto que no seu entender só será possível através de uma aposta séria da qualificaç­ão dos técnicos locais.

O engenheiro civil, João Kassanga, responsáve­l pela fiscalizaç­ão das obras da construção da barragem frisou que o projecto tem tudo para dar certo pelo facto de possuir as valências necessária­s a criação dos mantimento­s propostos pelo estado angolano.

Disse que a barragem que sustenta a irrigação de todo o projecto foi criada através da junção das águas três rios locais, criando uma bacia de retenção com 450 metros de compriment­o, 18 de altura e uma área inundada de 516.000 metros cúbicos, facto que permite o armazename­nto anual de mais de dois milhões de metros cúbicos de água, para além dos 33 quilómetro­s de tubagens.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola