Jornal de Angola

Malawi alarga campanha de vacinação contra a malária

-

As autoridade­s do Maláui lançaram uma campanha de vacinação contra a malária que é a primeira do género no mundo, anunciou, hoje, a Organizaçã­o Mundial de Saúde (OMS), afirmando que “dá um vislumbre de esperança” ao país.

“O Malawi alargou o acesso à primeira vacina contra a malária”, informou, ontem, o escritório da agência das Nações Unidas no país, especifica­ndo que este projecto está a acontecer após um período inicial de implementa­ção em 11 distritos locais.

“A expansão do acesso à primeira vacina contra a malária permitirá que milhares de crianças em risco de adoecer ou morrer beneficiem de uma ferramenta adicional de prevenção da malária”, lê-se na conta da Organizaçã­o Mundial da Saúde no país (OMS), a rede social Twitter.

O chefe do Escritório da OMS no Malawi, Neema Kimambo, aplaudiu o lançamento da campanha e salientou que “é um marco importante” que surge no meio dos esforços para “acabar com a malária no Malawi e prestar cuidados de saúde para todos”.

As autoridade­s sanitárias do país africano estão a utilizar a única vacina contra a malária recomendad­a pela OMS, conhecida como RTS,S, que nos últimos anos tem sido testada no Malawi, Gana e Quénia.

O paludismo, também conhecido como malária, é uma doença potencialm­ente fatal, causada por parasitas transmitid­os aos humanos pela picada de fêmeas infectadas de mosquitos “anófeles”, de acordo com o site da OMS.

Campanha contra a cólera

O Malawi lançou, segundafei­ra, uma campanha de vacinação contra a cólera para imunizar 2,9 milhões de pessoas em 13 distritos afectados pelo surto, o que deixou até agora mais de 6.200 casos e quase 190 mortos.

A cólera é uma doença diarreica aguda causada pela ingestão de alimentos ou água contaminad­a com o vibrio cholerae bacillus, segundo a OMS, que sublinha que a doença “continua a ser uma ameaça global à saúde pública e um indicador de desigualda­de e falta de desenvolvi­mento social”.

 ?? DR ?? Primeira vacina está em curso em 11 distritos do país
DR Primeira vacina está em curso em 11 distritos do país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola