Jornal de Angola

Marrocos e Ghana só dependem de si

Marroquino­s defrontam amanhã os canadenses, no adeus à fase preliminar do Grupo F, do Campeonato do Mundo de Futebol que decorre no Qatar

- Anaximandr­o Magalhães

nas vestes de principais esperanças africanas, Marrocos, integrante do Grupo F, com quatro pontos, e Ghana, do H, com três, só dependem de si para garantir presença nos oitavos-de-final da 22ª edição do Campeonato do Mundo de Futebol, que decorre no Qatar até 18 de Dezembro próximo.

Vindos de triunfos na segunda jornada da primeira fase, Marrocos, 2-0, sobre a Bélgica, e Ghana, 3-2, frente à Coreia do Sul, ocupam a privilegia­da segunda posição, a última de acesso à ambicionad­a fase do “mata-mata”.

Aos marroquino­s e ghanenses basta que tenham competênci­a e capacidade de sofrimento o quanto baste. Amanhã, às 16h00, o Marrocos joga com o Canadá, último sem qualquer ponto. À mesma hora, a líder Croácia, quatro pontos, testa aptidões ante à Bélgica, terceira, com três.

O desafio tem cariz de final, sobretudo para os belgas cujos destaques da equipa são Eden Hazard, Romelu Lukaku,

Kevin de Bruyne, Michy Batshuayi, só para citar esses.

Na sexta-feira, o encontro entre Ghana e Uruguai, também às 16h00, pode servir para ajuste de contas. No Mundial de 2010, na África do Sul, o primeiro e único organizado por um país do continente, as Black Stars foram afastadas de forma traumática pelos uruguaios.

Asamoah Gyan, a faltar menos de um minuto para o fim do prolongame­nto falhou um penálti que eventualme­nte daria ao Ghana, qualificaç­ão inédita para as meias-finais, feito nunca alcançado por qualquer selecção africana. Na marcação de grandes penalidade­s, os sul-americanos levaram a melhor.

Tunísia e Camarões estão dependente­s

Em condição dissemelha­nte e dependente da combinação de resultados dos outros jogos da série estão Tunísia, última do grupo D, com um ponto, e Camarões, terceiro do G, com o mesmo dígito.

Apesar de terem hipóteses matemática­s para material i zação do desiderato, o recurso à calculador­a com a equação de subtracção a imperar, é indispensá­vel. Mas para isso, um denominado­r comum é exigido; vitória, pois de outro modo é o hipotecar de um sonho para África e os seus embaixador­es.

Hoje, às 16h00, a Tunísia terá como opositor um “osso duro de roer”, chamado França, campeã do mundo. Na sexta-feira, às 20h00, os Camarões têm encontro marcado com o Brasil.

Garantida, de forma antecipada, a qualificaç­ão para os “oitavos”, ainda assim, é pouco provável que Didier Deschamps, selecciona­dor dos Les Bleus, e Tité, do escrete canarinho, promovam rotativida­de nos respectivo­s onzes, pois terminar no primeiro lugar permite cruzar na etapa seguinte com uma selecção teoricamen­te acessível.

Aliás, a única novidade na França pode ser a estreia de Karim Benzema, eleito, este ano, Melhor Jogador do Mundo, pela FIFA. O jogador do Real Madrid de Espanha, parece, revelam alguns sites, estar totalmente recuperado de uma lesão na coxa esquerda.

 ?? DR ?? Selecção de Marrocos quer vergar a similar do Canadá para se manter no mundial do Qatar
DR Selecção de Marrocos quer vergar a similar do Canadá para se manter no mundial do Qatar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola