Jornal de Angola

Senegal vence Equador e assegura qualificaç­ão

Senegalese­s derrotaram ontem, em Doha, os equatorian­os, por 2-1, com golos de Ismaila Sarr e Koulibaly, ao passo que Moisés Caicedo apontou o tento solitário do Equador

-

A ausência de Sadio Mané, cortado por lesão, não impediu a selecção do Senegal de conseguir avançar para os oitavos de final da Campeonato do Mundo de Futebol. Ontem, o Senegal venceu o Equador por 2-1, em Doha, e garantiu o segundo lugar do Grupo A, liderado pela Holanda. Ismaila Sarr, de pênalti, e Koulibaly fizeram os golos senegalese­s. Moisés Caicedo marcou para os equatorian­os.

Pelo terceiro jogo seguido, Gustavo Alfaro mexeu na equipa e também no sistema táctico do Equador. Precisando de um empate para obter a vaga para os oitavos de final, ele apostou em uma formação mais parecida com a base das Eliminatór­ias tendo Gruezo e Alan Franco acompanhan­do Moisés Caicedo no meio-campo. No Senegal, Aliou Cissé fez três trocas em relação a equipa que iniciou na vitória sobre o Qatar.

Com Alan Franco, Gruezo e Caicedo, Alfaro montou um tripé de meiocampo que deixou clara a ideia do Equador de uma postura mais defensiva em busca do empate que servia para a classifica­ção. Obrigado a vencer, Senegal foi para o a t a q ue desde o começo. Aos 7, a primeira chance veio com Dia, que saiu livre com o guadaredes Galindez, mas mandou para fora.

O Equador não criou nenhuma oportunida­de clara no primeiro tempo. Todas as chegadas dependiam de Enner Valencia. O artil heiro equatorian­o na Copa do Mundo, com três golos, acabou sobrecarre­gado no sector ofensivo.

Já Senegal tinha variação nos seus ataques. A equipa chegava pelos dois lados. Ndiaye, pela direita, e Sarr, pela esquerda, causaram problemas para os laterais Preciado e Estupiñán.

Aos 23, Sarr tentou um chute colocado que passou perto. Cinco minutos depois, ele fez as vezes de marcador e deu um lançamento para

Dia. Galindez teve rapidez para cortar.

O melhor desempenho senegalês foi premiado aos 43. Sarr recebeu na área e foi derrubado por Hincapié: pênalti. O próprio Sarr fez a cobrança e garantiu a vantagem para Senegal mudando o cenário do confronto. No segundo tempo, a missão de fazer um golo para ficar com a vaga passou a ser do Equador.

Em desvantage­m, Gustavo Alfaro sacou Alan Franco e Gruezo para o segundo tempo. Sarmiento e Cifuentes entraram na equipa. A postura do Equador foi outra. A equipa voltou do intervalo ocupando o campo de ataque. Aos três minutos, Cifuentes chutou a entrada da área e Mendy defendeu.

Senegal recuou com a vantagem. A equipa, que no primeiro tempo pressionav­a a saída de bola equatorian­a, passou a marcar em bloco baixo esperando os sul-americanos.

Havia pouco espaço para o Equador conseguir atacar. Aos 11, Estrada finalizou sem muita força em cruzamento de Estupiñán. Foi a última acção do atacante, que saiu logo depois para a entrada de Reasco.

O Equador conseguiu o empate aos 22 minutos, através da marcação de um pontapé de canto. Gonzalo Plata fez a cobrança e, após um desvio de Hincapié no primeiro pau, Moisés Caicedo apareceu sozinho no segundo para completar para o golo: 1-1

A comemoraçã­o equatorian­a, no entanto, durou pouco. Também em bola parada, Senegal voltou a f i c a r e m vantagem. A cobrança de falta de Gana Gueye teve desvio de Enner

Valencia, que fez a bola sobrar limpa para Koulibaly. O defesa do Chelsea finalizou como um meio campista para marcar o segundo golo de Senegal na partida.

O Equador precisou ir ao ataque desesperad­amente. Aos 31, Gonzalo Plata obrigou Mendy a uma difícil defesa em chute da esquerda. Mas Senegal começou a encontrar espaços para o contra-ataque, principalm­ente pelo sector e s querdo c om S a r r . A equipa africana mudou a postura em relação ao que fazia quando vencia por 1-0. Mesmo com a vantagem de 2-1, Senegal não foi para trás e seguiu tentando atacar.

Ainda ontem, os Estados Unidos América venceu a similar do Irão, por 1-0, ao passo que a Inglaterra bateu o País de Gales, por 3-0.

 ?? ?? Pupilos de Aliou Cissé mostraram competênci­a na partida diante do equatorian­os
Pupilos de Aliou Cissé mostraram competênci­a na partida diante do equatorian­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola