Jornal de Angola

Projecto “Noite de Poesia” distingue David Capelengue­la

-

O escritor David Capelengue­la é homenagead­o, hoje, a partir das 18h00, no proj ecto “Noite de Poesia”, durante o sarau cultural que se realiza no anfiteatro Wyza, da Fundação Arte e Cultura, na Ilha do Cabo.

Para abrilhanta­r a noite foram convidados os poetas Miura Mukeny, Francisco Vidal, Delmira Dinis, Herculano Numa, Lurdes Nzumba, Ernesto Monteiro, Deusa Dinis, Universo Mavambo, Joparte, Poeta Gago, Rosandro Bendau, Luís Naval, Fernanda Gonga e Wende Bocado.

O teatro estará a cargo do grupo Os Jovens da Mulemba, enquanto a música fica sob a responsabi­lidade dos cantores Jovaldo Falne IV e Kabiusa Anacleto.

“Noite de Poesia” é um projecto da Fundação Arte e Cultura, que existe há 4 anos e realiza-se todas as últimas quartas-feiras do mês, nas instalaçõe­s da Fundação Arte e Cultura. O projecto consiste na exaltação de figura e obra de pessoas que oferecem o seu contributo para a dinâmica e desenvolvi­mento da cultura e literatura angolana.

Poeta, ensaísta e crítico literário, David Capelengue­la é autor de 14 livros. Tem no mercado as obras “Agostinho Neto: Dialéctica do Discurso Poético e Literário”, um ensaio “Sona – A Beleza de um Desenho”, “A Borboleta Violinista”, literatura infantil, mas é em “Verso Vegetal”, “Ego do Fogo”, “Véu do Vento”, “Gravuras Doutro Sentido”, “Tipo-grafia Lavrada”, “Acordanua”, “Vozes Ambíguas”, “Rugir do Crivo”, “O Enigma da Welwitschi­a” e “Planta da Sede”, obras nas quais a sua veia poética está evidenciad­a. Também tem textos em antologias nacionais e internacio­nais.

Capelengue­la é, actualment­e, o secretário-geral da União dos Escritores Angolanos, membro fundador da Brigada Jovem de Literatura de Angola do Namibe, tendo entre 1993-1998 e 2006-2011 exercido as funções de secretário provincial do Namibe e Cunene.

Nascido na Huíla, em 1969, David Capelengue­la é advogado de profissão, licenciado e mestre em Direito, pela Faculdade de Direito da Universida­de Agostinho Neto, em Luanda. Actualment­e está a frequentar o curso de Doutoramen­to em Ciências Sociais, na mesma Faculdade da Universida­de Agostinho Neto. Membro do Sindicato dos Jornalista­s Angolanos (SJA), esteve vinculado ao jornalismo desde 1990, como colaborado­r, tendo exercido a profissão durante 25 anos, na rádio, Jornaldean­gola e ANGOP. Passou pelas rádios Namibe, Huíla, Cunene e Lunda-sul.

 ?? DR ?? Capelengue­la é o secretário-geral da União dos Escritores
DR Capelengue­la é o secretário-geral da União dos Escritores

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola