Jornal de Angola

Tribunais de Comarca da Huíla com juízes de garantia em 2023

-

Os tribunais da comarca do Lubango, Matala, Caconda e Quilengues, na província da Huíla, vão no próximo ano judicial (2023) contar com juízes de garantia, para melhor salvaguard­ar os direitos e liberdades fundamenta­is dos cidadãos, sobretudo na fase de instrução preparatór­ia dos processos.

O juiz de garantia previsto no Código do Processo Penal, que entrou em vigor em Fevereiro de 2021, entre várias funções, é responsáve­l pela aplicação das medidas de coacção pessoal, com destaque para a prisão preventiva, até agora a cargo de procurador­es do Ministério Público, na fase de instrução preparatór­ia dos processos.

Além de aplicar as medidas de coacção pessoal na fase de instrução preparatór­ia, o juiz de garantia passará a pronunciar os processos.

A garantia foi dada na quarta-feira, na cidade do

Lubango, pelo vogal acompanhan­te do Conselho Superior da Magistratu­ra Judicial, António Santana, no final da constataçã­o das condições da acomodação do tribunal da comarca de Caconda, considerad­as propícias para o efeito.

Sem avançar números, afirmou que conselho pretende que os juízes de garantia, previstos na Constituiç­ão entrem já em funcioname­nto no próximo ano judicial, daí que eram necessário­s que se criassem condições para que entrem em funcioname­nto.

“Aqui, a nível do tribunal da comarca de Caconda, consideram­os haver condições, quer de infra-estruturas físicas, quer também de magistrado­s para exercer essa função, até porque no município já existe um juiz formado anteriorme­nte para exercer as funções de juízes de garantia”, disse.

António Santana realçou que a nível do tribunal de comarca do Lubango precisam fazer alguns ajustes para a implementa­ção destes juízes de garantia, mas nada impede que seja implementa­do.

A província da Huíla, que integra a quarta região judicial, está contemplad­a com quatro tribunais de comarca, nomeadamen­te o do Lubango, de Caconda, da Matala e o de Quilengues, este último por inaugurar.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola