Jornal de Angola

Jovens com deficiênci­as intelectua­is beneficiam de estágio profission­al

- Manuela Mateus |

11 jovens com deficiênci­as intelectua­is, controlado­s pelo Centro de Inovação e Desenvolvi­mento para Inclusão (Apegada), começaram a estagiar segunda-feira, em Luanda, e m d i ve r s a s á r e a s n a empresa de construção civil e engenharia Minuila.

O referido estágio visa promover a i nformação sobre a deficiênci­a, reflexão acerca do lugar ocupado pelas pessoas com lacuna na sociedade e o que pode ser feito pela acessibili­dade e inclusão social no mercado de trabalho.

O director-geral adjunto da Minuila, Ademir dos Santos, explicou, ontem, que o projecto de apoio a crianças e jovens com deficiênci­a intelectua­l faz parte da responsabi­lidade social da empresa.

Salientou que, no quadro do projecto embrionári­o, os rapazes foram distribuíd­os em várias áreas de serviço, desde j ardinagem, ajudantes de cozinha e de copa e lavagem de carros. Depois desse pré-estágio, vai-se avaliar outros passos a dar pela empresa.

O responsáve­l do Apegada, António Teixeira, esclareceu que esta actividade enquadra-se no âmbito das festividad­es do 3 de Dezembro, Dia Internacio­nal das Pessoas com Deficiênci­a, instituído pelas Nações Unidas.

António Teixeira disse que o Centro de Inovação e Desenvolvi­mento para Inclusão apoia cerca de 1.500 crianças em Luanda e pretende estender este projecto para t odos os municípios.

O responsáve­l avançou que a instituiçã­o, que trabalha em parceria com o Ministério da Educação, controla 52 adolescent­es, dos quais só 11 beneficiam do estágio.

O Centro de Inovação e Desenvolvi­mento para a Inclusão está localizado no Benfica e ministra cursos de Jardinagem, Lavagem Auto, Pastelaria e Cozinha, Assistente de Arrumação de Quarto, A s s i s t e nte Administra­tivo e Limpeza.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola