Jornal de Angola

Produção aquícola cai cerca de 28 por cento face a 2021

- Ana Paulo

A produção no sector da aquicultur­a cifrou-se 1.834 toneladas de pescado de Janeiro a Novembro do corrente ano, menos 27,6 por cento que a produção de 2.536 toneladas observada no ano passado, de acordo com dados avançados, ontem, em Luanda, pelo Departamen­to de Aquicultur­a do Ministério das Pescas e Recursos Marinhos António Sanda Onde.

Ao falar sobre o actual contexto da produção aquícola, no Conselho de Gestão Integrada dos Recursos Biológicos Aquáticos, António

Sanda Onde notou que, em 2020, a produção foi de 2.104 toneladas, numa indicação da inflexão da tendência da cresciment­o e de que a oferta gerada ainda é reduzida.

Outro aspecto importante da baixa produção, é que os dados reportados não condizem com o valor real da produção no seu todo, porque muitos aquicultor­es não apresentam os números do desempenho. A título de exemplo, indicou, exercem a actividade mais de mil aquicultor­es e só 161 fornecem dados.

“Os dados reais apontam para mais de duas mil toneladas, porque durante o Conselho chegaram-nos mais informaçõe­s, vindos do Centro de Massango que registou 15 toneladas e uma empresa privada que produziu 25 toneladas”, frisou

Para colmatar o défice da oferta, António Sanda Onde defende que o Governo aposte mais no sector, sendo fundamenta­l, nesse domínio, a recuperaçã­o dos quadros do sector que o Ministério formou nos últimos anos e do Centro de Aquicultur­a dos Ramiros, que está totalmente paralisado por falta de energia.

“Há poucos técnicos qualificad­os e o sector formou, desde 2014, mais de 600 quadros que não são aproveitad­os”, sublinhou, destacando ser necessário que a tutela aposte na formação de mais especialis­tas, porque muitos que exercem funções não têm formação e muito menos domínio do que fazem, tornando-se uns amadores.

António Sanda Onde apontou o alto preço da ração, a rondar os 25 mil kwanzas e a falta de financiame­nto para os produtores entre as principais dificuldad­es dos operadores da aquicultur­a, consideran­do que sem financiame­nto, o empresaria­do do sector não tem como aumentar a produção. “Os aquicultor­es apresentam­nos sempre estas preocupa

ções: dizem que vão à banca pedir crédito e dificilmen­te têm sucesso”, frisou.

Ao proferir o discurso de abertura do Conselho de Gestão Integrada dos Recursos Biológicos Aquáticos, o secretário de Estado para as Pescas, António da S i l va , g a r a n t i u q u e o Governo está a traçar planos estratégic­os para solucionar as questões que se colocam à produção aquícola e os constrangi­mentos vividos pelos produtores.

 ?? ?? Encontro em que foi anunciada queda da produção aquícola
Encontro em que foi anunciada queda da produção aquícola

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola