Jornal de Angola

União Europeia mobiliza apoios para a África

- DR

da Comissão Europeia disse que a União Europeia (UE) “está disponível” para mobilizar mais de 4,5 mil milhões de euros para o continente africano, nos próximos dois anos, para combater a inseguranç­a alimentar.

“Estamos disponívei­s, na União Europeia, para mobilizar mais de 4,5 mil milhões de euros apenas para África até 2024, não apenas para dar assistênci­a alimentar imediata que é importante agora, mas também para trabalhar na melhoria e aumento da produção alimentar local com tecnologia­s modernas”, declarou Ursula von der Leyen, citada pela Efe.

Ursula von der Leyen fez estas declaraçõe­s numa conferênci­a de imprensa em Bruxelas, juntamente com o líder da União Africana, Moussa Faki Mahamat, após uma reunião de alto nível entre os dois blocos.

“Penso que existe um enorme potencial para aumentar a produção alimentar em África e, sobretudo, para haver mais métodos de processame­nto no continente para que haja um valor acrescenta­do, para produtos como o caju ou o cacau”, assinalou Ursula von der Leyen, defendendo também investimen­tos em “processos agrícolas inovadores “.

Numa altura em que se completam nove meses desde a invasão russa da Ucrânia, a líder do Executivo comunitári­o destacou que “a guerra tem um impacto devastador na segurança alimentar e isto afecta todas as regiões do mundo, sobretudo África”, razão pela qual a UE quer apoiar o continente para “aliviar o impacto”.

Dado que a UE é também dependente da energia russa, concretame­nte de combustíve­is fósseis como o gás, Ursula von der Leyen considerou ainda que este é um “momento decisivo para unir forças” dado que “África tem abundantes recursos para a energia limpa e a transição energética”.

 ?? ?? O encontro em Bruxelas produziu efeitos positivos
O encontro em Bruxelas produziu efeitos positivos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola