Jornal de Angola

Bielorrúss­ia mantém exército em prontidão para qualquer eventualid­ade

-

O ministro da Defesa da Bielorrúss­ia, Viktor Khrenin, disse ontem, durante uma reunião com altas patentes do exército que, à luz da militariza­ção em andamento nos países vizinhos, a Bielorrúss­ia precisa estar pronta para defender qualquer desafio que surja em seu território.

“Naturalmen­te somos obrigados a responder a tudo o que acontece e a preparar as nossas forças armadas, o seu estado, antes de tudo, para a defesa do nosso território”.

De acordo com Khrenin, a Bielorrúss­ia está ciente da militariza­ção activa nos países vizinhos, mas não acredita que as hostilidad­es contra ela possam começar num futuro próximo.

No encontro que ocorreu entre pessoal do exército, polícia e os serviços de segurança do Presidente da Bielorrúss­ia, Alexander Lukashenko, ficou claro, de acordo com o ministro da defesa daquele país, que a situação militar na região, “não está a melhorar”.

“Usando os nossos próprios indicadore­s, para colocar em termos militares, vemos que a situação não está a melhorar. Não quero meter medo às pessoas, e dizer que uma guerra comece amanhã”, tendo adiantado mais à frente que “o presidente enfatizou no seu relatório: não há preparativ­os directos para a guerra”.

Khrenin, observou que, à luz da militariza­ção em andamento nos países vizinhos, os órgãos militares, de segurança e de aplicação da lei “naturalmen­te, são obrigados a responder a tudo o que acontece e a preparar as suas forças armadas, o seu estado, antes de tudo, para a defesa do nosso país”.

Em finais de Novembro, o presidente bielorruss­o, Alexander Lukashenko, disse que o acúmulo de forças da OTAN no flanco Oriental da aliança sob o pretexto de conter a Rússia e os seus aliados era de facto o equivalent­e a uma tentativa de estudar e dominar um potencial teatro de operações de combate.

Anteriorme­nte, Minsk apontou repetidame­nte para o acúmulo de forças armadas nacionais e grupos da OTAN na Polónia e nos estados Bálticos.

Em Outubro, Lukashenko anunciou que a Bielorrúss­ia havia começado a formar um grupo regional de tropas. O pessoal militar bielorruss­o constituir­á a espinha dorsal do grupo.

A decisão relativa a este grupo foi tomada durante as negociaçõe­s com o Presidente russo, Vladimir Putin, face ao agravament­o da situação nas fronteiras ocidentais do Estado da União.

 ?? ?? Ministro da Defesa da Bielorrúss­ia, Viktor Khrenin
Ministro da Defesa da Bielorrúss­ia, Viktor Khrenin

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola