Jornal de Angola

Suspeita de sexta carta com explosivos na embaixada dos EUA

-

Um envelope suspeito de conter material explosivo foi intercepta­do ontem na embaixada dos Estados Unidos em Madrid, elevando para seis as cartas similares identifica­das em Espanha, segundo o Ministério espanhol da Administra­ção Interna.

O envelope foi detectado e foi activado o protocolo de segurança adequado, com envio de um dispositiv­o policial para a zona do edifício da embaixada norte-americana, disse a mesma fonte.

Ontem d e manhã, o Secretário de Estado da Segurança do Governo espanhol tinha confirmado a identifica­ção de cinco envelopes com explosivos na última semana, enviados ao Primeiro-ministro, à embaixada da Ucrânia, à ministra da Defesa, e a um centro de satélites e a uma empresa de armamento.

“Tanto as caracterís­ticas dos envelopes como o conteúdo”, material e subst â nci a s normalment­e usadas na pirotecnia, “são similares nos cinco casos”, disse o Secretário de Estado Rafael Pérez, em conferênci­a de i mprensa em Madrid, Espanha.

O envelope enviado ao Primeiro-ministro, Pedro Sánchez, foi intercepta­do na semana passada, no dia 24 de Novembro, e os restantes f oram i dentificad­os na quarta-feira e ontem.

Um homem ficou ferido na quarta-feira sem gravidade na embaixada da Ucrânia em Madrid devido à explosão do artefacto que estava dentro do envelope.

Nos outros casos, o material explosivo foi desativado ou foi feita uma detonação controlada.

O secretário de Estado disse ser necessário esperar por análises e estudos “de diferentes naturezas”, feitos por peritos policiais, e pelas investigaç­ões judiciais para serem conhecidos e revelados mais detalhes.

Rafael Pérez insistiu numa “mensagem de tranquilid­ade” à população e garantiu a preparação e profission­alismo das forças de segurança espanholas para lidar com casos destes.

Além disso, reiterou que foram reforçadas as medidas de segurança e protecção de todos os edifícios públicos e representa­ções diplomátic­as em Espanha e afirmou não haver, para já, motivos “para convocar o grupo de avaliação do nível de alerta antiterror­ista”.

O secretário de Estado não quis também revelar se as autoridade­s espanholas têm conhecimen­to de casos semelhante­s em outros países europeus “que tenham ajudado a Ucrânia”.

A empresa Instalaza, na cidade de Saragoça, região de Aragão (Nordeste de Espanha), destinatár­ia de um dos envelopes com explosivos, produz equipament­o militar que foi enviado da Espanha para a Ucrânia.

 ?? DR ?? Governo espanhol não confirma episódios parecidos em outros países
DR Governo espanhol não confirma episódios parecidos em outros países

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola