Jornal de Angola

Acusações de racismo continuam a ensombrar família real britânica

-

Uma assistente do Rei Carlos III e da Rainha Camilla demitiu- s e, ontem, devido a “comentário­s inaceitáve­is” que fez à directora de uma instituiçã­o de caridade durante um evento oficial, anunciou o Palácio de Buckingham

A mulher responsáve­l, identifica­da na imprensa britânica como Susan Hussey, fez comentário­s “profundame­nte lamentávei­s”, alegadamen­te de natureza racista, a

Ngozi Fulani, directora da instituiçã­o de violência doméstica, Sistah Space, sediada em Londres, num evento na terça-feira à noite.

“Levamos este incidente muito a sério e investigam­os imediatame­nte para estabelece­r os detalhes. A pessoa em questão deseja expressar as suas desculpas pelo desgosto causado e retirar- se da sua posição honorária com efeito imediato”, disse o Palácio, num comunicado.

O incidente foi primeiro revelado pela própria Fulani no Twitter, onde transcreve a c onversa que teve c om “Lady SH” durante a recepção na terça-feira no Palácio de Buckingham oferecida por Camilla, para denunciar a violência contra as mulheres, convidando 300 representa­ntes de instituiçõ­es de caridade.

A activista londrina explicou que, pouco depois de chegar, a aristocrat­a aproximou-se dela e questionou-a insistente­mente sobre as “verdadeira­s” origens e “de que parte de África” era, apesar de Fulani repetir que tinha nascido e crescido no Reino Unido.

“Senhora! Sou britânica, os meus pais emigraram nos anos 50 quando...”, disse Fulani, ao que, segundo o relato desta “Lady SH” respondeu: "Ah, eu sabia que i r íamos chega r a o f undo disto, ela é das Caraíbas".

Ma ndu Rei d, lí der do Part ido d a Igualdade das Mulh ere s, que a s s i st iu à conversa, disse que os comentário­s de Hussey foram “ofensivos” e “racistas” ao questionar se uma pessoa negra é britânica.

Embora Ngozi Fulani e o P alácio n ão t enh am nomeado a responsáve­l em causa, esta foi identifica­da na i mprensa c omo Lady Susan Hussey, de 83 anos de idade, madrinha do príncipe William e uma dama de companhia de Isabel II que permaneceu na corte do Rei Carlos III e da Rainha Consorte Camilla.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola