Jornal de Angola

Medicina se transformo­u em arma de destruição em massa

-

As tecnologia­s biomédicas, em alguns aspectos, transforma­ram-se numa arma de destruição em massa, disse o presidente do Centro de Pesquisa do Instituto Kurchatov, Mikhail Kovalchuk, no segundo Congresso de Jovens Cientistas, que se realizou ontem, na cidade russa de Sochi, Rússia.

“Por que há um aumento tão grande na Medicina hoje? Porque ficou muito mais barato e fácil matar-nos biologicam­ente. Aqui está a resposta. E você nunca será capaz de expor (os perpetrado­res). Eles dirão sempre que tudo o que fazem é pelo bem-estar das pessoas, que se preocupam com a nossa saúde. Mas, na verdade, há uma arma de destruição em massa em acção”, enfatizou Kovalchuk.

Kovalchuk, referiu que medicament­os biogenétic­os ultra-eficientes estão a ser criados hoje. Existem laboratóri­os de células artificiai­s capazes de construir um genoma que pode se multiplica­r e se mover.

“A naturalida­de, por um lado, é a porta de entrada p a r a u m n o vo mundo verde, onde não haverá necessidad­e de energia e de novos materiais, onde tudo será luxuoso, a vida será infinitame­nte longa e tudo será verde e limpo, mas, por outro lado, abre caminho para uma intervençã­o i ntencional na natureza humana”, alertou Kovalchuk.

O segundo Congresso de Jovens Cientistas está a decorrer no Parque da Ciência e das Artes Sirius em Sochi, teve início ontem e se estenderá até sábado, 3.

Segundo as autoridade­s russas mais de 3.000 convidados oriundos de várias partes da Rússia e mais de 40 países ao redor do mundo participam no evento.

Eles participar­ão de painéis de discussão, sessões de pitchemast­er classes, mesas redondas e outros eventos. O programa inclui sete blocos temáticos dedicados a questões cruciais e vectores de desenvolvi­mento científico na Rússia.

O Congresso faz parte do programa i ntitulado Década da Ciência e Tecnologia 2022-2031, anunciado pelo Presidente russo, Vladimir Putin.

O evento em Sochi é organizado pelo Ministério da Ciência e Educação Superior, o Conselho Coordenado­r para Assuntos da Juventude nas Esferas Científica­s e Educaciona­is sob o Conselho Presidenci­al de Ciência e Educação e a Fundação Roscongres­s.

A organizaçã­o é autónoma sem fins lucrativos Ano Prioridade­s Nacionais é a operadora da Década da Ciência e Tecnologia.

 ?? DR ?? Participan­tes vindos de todo o mundo participam no evento
DR Participan­tes vindos de todo o mundo participam no evento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola