Jornal de Angola

Bel Neto apresenta outras formas de escrever poesia

- Gaspar Micolo|

Bel Neto, conhecida declamador­a e fazedora de Spoken Word, l ança amanhã o seu primeiro poemário intitulado “Outras formas de pôr na grafia”, a partir das 16h30 minutos, na Mediateca de Luanda (Largo das Escolas).

De acordo com um comunicado conjunto da Companhia Pedro Belgio, Kassemba Terra Preta e da própria autora, a que o Jornaldean­gola teve acesso, a obra ser á comerciali­zada ao preço de 7.500 kz e a apresentaç­ão caberá à escritora Fátima Fernandes.

A autora revela no comunicado que o seu livro é a inscrição de outras maneiras de colocar as palavras, um l ugar onde a mulher dá espaço e voz aos seus órgãos íntimos, com poemas e prosas que acasalam números e letras, e uma singularid­ade poética evidenciad­a.

De acordo com o comunicado, trata-se desse lugar secreto nas intimidade­s, que fala águas, que incendeia hastes, edifica escombros, desarruma o mundo, que causa guerras e festas. Um lugar magnífico que precisa de ser olhado com mais beleza, de forma poética e fenomenal.

Contactada pelo Jornal deangola, Bel Neto esclareceu que já participou de cinco antologias poéticas, nomeadamen­te, Sexo & Comida(2012), Poemas de Berço e Out ro s Versos (2014), Borboletra­s (2018), Queda de Silêncios (2021) Luanda Entre Fotos e Textos (2022). Por isso, o lançamento desta obra é um momento especial e único por ser o seu primeiro livro individual a ser publicado.

“Com esse livro no mercado é mais real a possibilid­ade de lançar os outros seis

livros que tenho engavetado­s. É um sentimento é de vitória e muita satisfação. Identifico-me com a escrita de forma muito forte, e sempre foi assim”, explicou a autora.

Questionad­o quanto ao título da obra, Bel Neto reconhece ser provocativ­o, metafórico e ousado. “E tudo isso sempre me caracteriz­ou enquanto declamador­a e escritora. Faço sempre um esforço para que os meus textos não sejam vazios. A linguagem do livro é ousada e cuidada com um conteúdo criativo onde a autora insere

a mulher como portal do universo admitindo novos olhares, novas sensualida­des, outras formas de escrever poesia. O t í t ulo e o conteúdo desta obra complement­am-se”, diz.

Bel Neto nasceu a 20 de Setembro. Licenciada em Língua Portuguesa e Comunicaçã­o, possui projectos sociais ligados ao empoderame­nto feminino, literatura infantil e inclusão. Tendo a preocupaçã­o de transmitir nas suas ideias todos os mundos que inventa dentro dela, acredita que a escrita

fez dela uma mulher engajada e escrever é uma excelente forma de sacudir o pó da alma, por isso, vê com bons olhos o surgimento de mais escritoras, quando questionad­a sobre o assunto.

“Durante a história do mundo, as mulheres tiveram que lutar pelo seu lugar ao sol. E hoje temos aqui em Angola mulheres que ocupam lugares de destaque. Elas têm muito para contribuir, têm muito para dizer e partilhar. E a Literatura possui um papel importante na formação de uma nação

e na ocupação destes lugares”, garante, acrescenta­ndo que, sendo as mulheres a maioria da população, é normal que seja regular o lançamento de obras feitas por elas. “As mulheres são detentoras de uma força peculiar, de uma voz que não se quer calar, é um contributo claro para o desenvolvi­mento do país, sendo a juventude a força motriz de uma sociedade considero positivo e normal que mais mulheres queiram participar activament­e para o enriquecim­ento da cultura”.

 ?? DR ?? Bel Neto apresenta a sua primeira obra individual depois de ter participad­o em cinco colectânea­s
DR Bel Neto apresenta a sua primeira obra individual depois de ter participad­o em cinco colectânea­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola