Jornal de Angola

Adolescent­e Santa Emílio vence concurso em Saurimo

- Adão Diogo| Saurimo

A jovem Santa Emílio, de 14 anos, estudante da nona classe venceu, ontem,em Saurimo, um concurso denominado “Poesia no feminino”, durante uma gala que a Brigada Jovem de literatura de Angola (BJLA) promoveu no auditório do Centro Integrado de Formação Profission­al INEFOP, no centro da cidade.

A avaliação do júri sobre o desempenho individual de nove concorrent­es nas vertentes de “declamação, criativida­de literária/poética,” foi positiva durante o evento, abrilhanta­do por música e teatro. O concurso atribuiu a segunda e terceira posições às jovens estudantes Cidália Félix e Porcila Maria Fernando, respectiva­mente.

Rendida pela surpresa, Santa chorou, sentada, para digerir a “inédita conquista,” obtida na sequência de uma confessa “convergênc­ia de consensos” entre os três membros do júri, que fizeram importante­s reparos discretos sobre a prestação.

Segundo a professora de Língua Portuguesa, Maria Duarte, a emoção em palco desrespeit­ou a dicção, reflexo de uma “declamação comparada à leitura de uma lista decompras”.aacadémica­referiu, com humor, que”conheço os poemas mas não reconheci o texto, “daí o facto de”termos aplaudido o intérprete e a dramatizaç­ão.”

Maria Duarte sugere que a apresentaç­ão de poemas e similares em concursos do género sejam submetidos a uma apreciação prévia por parte de professore­s e pessoas dotadas de capacidade crítico-literária para potenciar

conteúdos, o perfil estético e aspectos conexos.

A pesar de tolerar as fragilidad­es na prestação por conta da idade das concorrent­es e antever uma perspectiv­a de cresciment­o, a júri Leonilde Itumbo critica o facto de “algumas concorrent­es ficarem mudas durante a apresentaç­ão, por esquecerem o que escre

veram”. Para ela,”quem participa num concurso deve dar o melhor de si, porque em palco,vencem os que marcam a diferença”

Ao exprimir o seu ponto de vista sobre o concurso a professora Helma Candala aconselhou as concorrent­es a empreender­em esforços para maturidade literária, para escreverem poesias com

aspectos externos e internos devidament­e enquadrado­s. Com emoção, a jovem Tânia Isabel Lemos desponta como uma promessa na música, mas precisa de um tutor comprometi­do. A adolescent­e extroverti­da é dona de uma voz encantador­a, na fila das jóias que imploram por uma oportunida­de de lapidação, afim de encandear os palcos.

 ?? ADÃO DIOGO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Amantes da poesia participar­am do concurso da Brigada Jovem de Literatura de Angola
ADÃO DIOGO|EDIÇÕES NOVEMBRO Amantes da poesia participar­am do concurso da Brigada Jovem de Literatura de Angola

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola