Jornal de Angola

Com a qualificaç­ão assegurada Portugal defronta Coreia do Sul

Selecção lusa já está apurada para os oitavos-de-final da prova mercê dos triunfos sobre Ghana e Uruguai

- António de Brito

defronta hoje a Coreia do Sul, às16h00, no Estádio da Educação, em Al Rayyan, para a terceira e última jornada do Grupo H do Campeonato do Mundo de Futebol, a decorrer no Qatar, com o declarado objectivo de vencer, após o apuramento antecipado para os oitavos-de-final da competição.

Depois das vitórias sobre o Ghana e Uruguai, o “onze” nacional português procura no terceiro desafio diante da selecção asiática dar sequência a senda de bons resultados, de modo a fechar à fase de grupos em beleza.

Colocada entre as selecções candidatas à conquista do ceptro, Portugal é claramente favorita, depois de ter contornado dois adversário­s difíceis, Ghana (3-2) e Uruguai (2-0), a Coreia do Sul tem poucas possibilid­ades ou nenhuma para suplantar o combinado treinado, pelo engenheiro de profissão Fernando Santos, emprestado ao futebol.

Após o empate com o Uruguai e derrota f rente ao Ghana, a Coreia do Sul tem mais um jogo de elevado grau de dificuldad­e, pois reencontra um Portugal supermotiv­ado e determinad­o em fazer o pleno na fase regular da prova, com intuito de totalizar nove pontos

No confronto com os sulcoreano­s, o selecciona­dor Fernando Santos espera apresentar o “onze”, que utilizou nos dois últimos encontros com o Ghana e Uruguai, porque em campeonato­s do mundo não há selecções fáceis, daí a necessidad­e imperiosa de lançar para as quatro linhas uma equipa competitiv­a e capaz de lograr os três pontos em disputa.

Apesar de Cri s t i a no Ronaldo não estar em plena forma desportiva, por falta de ritmo competitiv­o, mas Portugal tem uma legião de jogadores que fazem a diferença, como são os casos de Bruno Fernandes, João Félix, Rafael Leão, João Mário, André S i l va, Vi t i n h a e Matheus Nunes.

Este é nono jogo oficial entre Portugal e Coreia do Sul, com supremacia da selecção das quinas, com saldo de seis vitórias e dois empates.

Os tugas detêm até então a maior goleada sobre o conjunto sul-coreano, por 4-0, disputado em 2018, para as eliminatór­ias do Campeonato do Mundo da Rússia.

Aliás, Portugal faz a nona participaç­ão em mundiais por mérito próprio. Ganhou toda a clareza o grupo, em que estava inserido na fase de apuramento.

Depois da eliminação na Liga das Nações frente à Espanha, em pleno Estádio Municipal de Braga, Portugal conseguiu muito rapidament­e refazer- se das cinzas e direcciona­r os seus intentos para o Campeonato do Mundo.

Tal como o Brasil, Portugal representa ao mais alto nível a lusofonia na maior festa futebolíst­ica mundial. Em dois jogos, os comandados de Fernando Santos marcaram cinco golos e consentira­m dois.

Depois das vitórias sobre o Ghana e Uruguai, o “onze” nacional português procura no terceiro desafio diante da selecção asiática dar sequência a senda de bons resultados, de modo a fechar à fase de grupos em beleza

 ?? DR ?? Portugal já qualificad­o para os “oitavos” tenta a terceira vitória hoje diante da Coreia do Sul
DR Portugal já qualificad­o para os “oitavos” tenta a terceira vitória hoje diante da Coreia do Sul

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola