Jornal de Angola

Brasil e Camarões aquecem o Estádio Lusail esta noite

Escrete canarinho pretende regressar às grandes conquistas na competição mundial depois do título ganho há 20 anos

- António de Brito

e Camarões capitaliza­m, hoje, às 20h00, no Lusail Iconic Stadium, as atenções da terceira jornada do Grupo G do Mundial de Futebol do Qatar, num jogo de prognóstic­o reservado, a julgar pelos intentos dos intervenie­ntes ao espectácul­o.

Depois do apuramento aos oitavos- de- final, o escrete canarinho pretende manter a passada vitoriosa, com o intuito de terminar invicto à fase de grupos, após os triunfos sobre a Sérvia (2-0) e Suíça (1-0).

Comparativ­amente à formação sul- americana, a selecção africana está em pior situação, pois, ocupa a terceira posição da classifica­ção, com um ponto. As possibilid­ades de os Camarões garantirem um lugar nos “oitavos” são, para já, bastante remotas, visto que depende de terceiros para transpor a outra fase.

Para que tal aconteça, o conjunto de Rigobert Song é obrigado a vencer o Brasil, e esperar por um deslize da Sérvia no confronto com a Suíça.

Contudo, são contas difíceis de serem feitas, porque os Camarões passam por um período menos bom na competição, para se impor com o Brasil.

No embate com os Camarões, o combinado brasileiro é claro favorito, porque vem de excelentes resultados. Com o comando técnico de Adenor Bacchi “Tite”, o Brasil continua imbatível, quer em jogos amistosos como oficiais.

O actual selecciona­dor está a realizar um trabalho digno de distinção, que passa pelo processo de renovação, para que a selecção brasileira regressa às grandes conquistas a nível do futebol mundial.

Entretanto, o Brasil faz uma travessia no deserto, já que não vence o Campeonato do Mundo há dois séculos, sendo que a última conquista foi na competição, co-organizada entre Coreia do Sul e Japão, em 2002.

Já os Camarões aos poucos estão a perder a força, que tiveram no passado, porque os clubes estão descapital­izados e deixaram de apostar na base.

Os poucos talentos que surgem nos Camarões acabaram por imigrar para a Europa e América, postos nesses países optaram pela nacionalid­ade Europeia e Americana.

Jogos entre si

Em cinco jogos oficiais entre si, o Brasil tem um registo de quatro vitorias contra uma dos Camarões. Na Copa das Confederaç­ões em 2003, Camarões derrotaram o Brasil, por 1-0, golo solitário de Samuel Eto’o.

O jogo mais marcante foi nos Jogos Olímpicos de Sidney de 2000, com vitoria dos africanos, por 2-1.

Na altura, a selecção canarinha era treinada por Vanderlei Luxemburgo e tinha como principal referência na equipa, o médio ofensivo Ronaldinho Gaúcho. Oito anos depois nos Jogos Olímpicos, o Brasil redimiu-se do adversário e venceu, por 2-0. No Campeonato do Mundo de 2014, o Brasil arrasou os Camarões, vencendo por expressivo­s (4-1).

 ?? ?? Brasil pretende terminar invicto a fase de grupos, ao passo que os Camarões anseiam o apuramento
Brasil pretende terminar invicto a fase de grupos, ao passo que os Camarões anseiam o apuramento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola