Jornal de Angola

Roberto Martinez deixa selecção

-

O espanholro­berto Martínez anunciou ontem que vai abandonar o comando técnico da selecção da Bélgica, na sequência do empate com a Croácia (0-0), que ditou a eliminação dos ‘diabos vermelhos’ do Mundial202­2 de futebol. “Estou a dizer adeus à selecção. É um momento muito emotivo para mim, mas é hora de aceitar que foi o meu último jogo como técnico da Bélgica”, frisou, durante a conferênci­a de imprensa posterior à terceira e última jornada do Grupo F, em Al Rayyan, no Qatar.

Roberto Martínez, de 49 anos, foi designado em 2016 como sucessor do antigo médio internacio­nal Marc Wilmots, cuja saída se tinha consumado após a derrota com o País de Gales nos quartos de final do Europeu desse ano, que seria conquistad­o por Portugal.

“Sou uma pessoa que gosta de aprender com as lições. Estava cá há seis anos e muito comprometi­do com o projecto. Tudo o que consegui fazer nesta selecção deixa-me muito orgulhoso. Deixei um grande legado e estou muito satisfeito com o resultado”, agregou.

Sob orientação do ex-treinador dos galeses do Swansea City (2007-2009) e dos ingleses do Wigan (2009-2013) e do Everton (2013-2016), a Bélgica registou a melhor prestação em 14 presenças em Mundiais, ao arrebatar a medalha de bronze em 2018, na Rússia.

“Mesmo que tivéssemos conquistad­o o Mundial202­2, eu teria deixado o cargo no final do torneio. Tomei essa decisão um pouco antes da prova. Acho que os projectos têm de ser de longo prazo. Desde o Mundial201­8, tive muitas oportunida­des para aceitar ofertas de clubes, mas sempre fui fiel à selecção belga. Não me estou a demitir, mas o meu contrato está a chegar ao fim e esse era o plano desde o início”, estabelece­u Roberto Martínez.

Os ‘diabos vermelhos’ chegaram ainda aos ‘quartos’ do Euro2020, disputado em 2021, devido à pandemia de covid-19, sendo afastados pela futura campeã Itália, já depois de terem eliminado na ronda anterior Portugal, que defendia o título conquistad­o em 2016.

Líder do ‘ranking’ da FIFA entre Setembro 2018 e Março 2022, a Bélgica averbou ainda duas ‘quedas’ na fase de grupos das edições 2018/19 e 2022/23 da Liga A da Liga das Nações, intercalad­as pela quarta posição alcanç ada na ‘ final f our ’ d e 2020/21, em Itália.

“Quando olho para os atletas no balneário, vejo que estão a crescer e a aproveitar todas as lições dessa geração. Foram seis anos em que cresci e fiz tudo aquilo que podia. Os verdadeiro­s adeptos apreciam o que esta selecção fez. É o fim de um ciclo, mas não tem nada a ver com esta eliminação na fase de grupos [ do Mundial202­2]”, insistiu Roberto Martínez, que se despede com 56 vitórias, 13 empates e 11 derrotas em 80 encontros.

A Bélgica tornou-se hoje a terceira representa­nte europeia a ‘tombar’ na primeira fase do Mundial202­2, cenário que já não enfrentava há 24 anos, ao ser terceira do Grupo F, com quatros pontos, após ter batido o lanterna-vermelha Canadá (1-0), perdido diante do líder Marrocos (02) e empatado com a Croácia (0-0), segunda e actual vicecampeã em título.

“Estamos extremamen­te desapontad­os após a eliminação precoce da nossa seleção no Mundial202­2. Falhámos e decepcioná­mos um povo que apoiou a selecção durante o tempo todo. Chegou hoje ao fim uma era. Os caminhos do treinador Roberto Martínez e da Real Federação Belga de Futebol (KBVB) irão separar-se”, reagiu, por sua vez, o organismo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola