Jornal de Angola

Marrocos confirma presença nos oitavos-de-final da prova

Leões de Atlas tornaram-se na primeira selecção africana a terminarem na liderança da fase de grupos de um mundial

- António de Brito

Após vencer o Canadá, por 2-1, no Al-thumama Stadium, em Doha, a Selecção Marroquina garantiu, ontem, o apuramento para os oitavos-de-final do Campeonato do Mundo de Futebol do Qatar'2022. O jogo é referente à terceira e última jornada do Grupo F.

Determinad­o em carimbar o passaporte para a eliminatór­ia seguinte, o "onze" nacional marroquino entrou melhor no jogo e procurou nos minutos iniciais visar à baliza adversária. Regragui Walid, selecciona­dor de Marrocos, lançou para as quatro linhas uma equipa virada para o ataque, jogando no 4-1-2-3 desdobráve­l.

A sair a jogar com a bola controlada de trás para a frente, a selecção marroquina obrigava o Canadá a baixar as linhas mais adiantadas no terreno. A actuar clássico 3-4-3,o treinador do Canadá, Herdman John, não encontrava argumentos tácticos para desfazer as estratégia­s do técnico Regragui Walid.

Fruto da pressão exercida sobre o adversário, o conjunto árabe adiantou-se no marcador, por intermédio de Hakim Ziyech, quando eram jogados quatro minutos. Após o golo inaugural, a selecção africana transfigur­ou-se e encostou as cordas o Canadá, que teve de recuar no terreno, com intuito de neutraliza­r os ataques perigosos dos comandados de Regragui Walid.

Através de uma jogada ensaiada, Marrocos chegava ao segundo golo com relativa facilidade, por intermédio de Youssef En- Nesyri , decorridos 23 minutos. A perder por 2-0, o selecciona­dor do Canadá desfez-se do 3-4-3, optando pelo clássico 4-4-2.

Com este sistema, o conjunto da América do Norte soltou- se mais no jogo e passou a atacar com perigo à baliza de Bono. Aos 40 minutos, o Canadá reduziu a desvantage­m no marcador com golo apontado, por Nayef Aguerd, aproveitan­do uma desatenção da defesa marroquina.

Durante a pri meira metade do desafio, a formação magrebina foi dona e senhora do jogo, criou várias situações de perigo, mas os seus atacantes se mostraram bastante perdulário­s.

No segundo tempo, a selecção marroquina voltou a mandar no jogo, com o treinador Regragui Walid a apostar na equipa que util i zou na primeira parte. Sabendo que a vantagem que trazia da etapa inicial não oferecia fortes garantias, o selecciona­dor dos Leões de Atlas foi bastante interventi­vo durante a contenda, porque os j ogadores no momento da finalizaçã­o tinham dificuldad­es em visar à baliza de Borjan.

Aliás, a selecção marroquina teve capacidade de sofrimento, para gerir a vantagem que trazia dos primeiros 45 minutos, visto q ue o Canadá mesmo estando a perder nunca virou a cara à luta.

O t rio de arbitragem chefiado pelo brasileiro Raphael Claus, não teve qualquer influência no desfecho do jogo.

No outro desafio do agrupament­o, Croácia e Bélgica e mpataram ( 0- 0) , no Ahmad bin Ali Stadium, num j ogo pautado pelo equilibrad­o. Os belgas dispuseram de melhores ocasiões de golos, mas não conseguira­m visar à baliza adversária. Aos 78 minutos, Romelu Lukaku desperdiço­u uma situação clara para marcar, com a bola a embater na baliza. Com este empate, a Croácia acompanha os Marrocos nos oitavos-de-final do torneio.

 ?? DR ?? Campeonato do Mundo apura hoje as últimas selecções para os oitavos-de-final em jogos aguardados com grande expectativ­as
DR Campeonato do Mundo apura hoje as últimas selecções para os oitavos-de-final em jogos aguardados com grande expectativ­as

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola