Jornal de Angola

Angola defronta hoje a Namíbia

- António Cristóvão|

A Selecção Nacional Sub17 de futebol joga, hoje, às 11h00, contra a similar da Namíbia no Estádio Bingu, na cidade de Lilongwe, Malawi, referente à primeira jornada do Grupo A do torneio da X edição dos Jogos da Juventude da Região 5 e serve, também de apuramento para a fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN), em Abril de 2023, na Argélia.

Neste desafio da ronda inaugural, os angolanos pretendem, certamente, iniciar a prova com um triunfo para cumprirem com o objectivo de chegarem às meias-finais. Os Sub-17 precisarão de disciplina táctica, durante o desafio e evitar os excessos de individual­ismo para a organizaçã­o de jogo.

Para esta competição, o técnico da Selecção Nacional, Mitó da Silva, ficou sem seis jogadores do "núcleo duro", devido ao exame de ressonânci­a magnética (MRI) realizado no mês passado na Clínica Multiperfi­l, em Luanda. Apesar desta situação, Mitó da Silva convocou três novos atletas para algumas vagas deixadas pelos futebolist­as inelegívei­s.

Apesar desta situação, o corpo técnico l evou um grupo que pode dignificar a presença de Angola no torneio, cujo objectivo é a qualificaç­ão para as meias-finais, de acordo com Mitó da Silva. Neste escalão, as duas selecções defrontara­m-se, pela última vez, no dia 27 de Julho de 2018, com triunfo dos angolanos, por 7-0, no Estádio Saint François Xavier, nas Ilhas Maurícias, para as meias-finais da Taça Cosafa.

Depois da ausência na edição passada, em 2020, na cidade de Maseru, Lesotho, a Namíbia regressa à competição com o intuito de melhorar a prestação da prova disputada, em 2018, em Gaberone.na capital do Botswana, os namibianos ocuparam a quarta e última posição do Grupo A, sem pontos.

A equipa técnica da Namíbia espera efectuar um retorno próspero, ambicioso e se calhar procurar baralhar as contas no grupo.

No mesmo recinto desportivo, a selecção do Malawi enfrenta, às 19h00, a congénere do Botswana, em jogo para a conclusão da ronda inaugural da série.

Para as meias-finais do torneio, apuram-se os dois primeiros classifica­dos das séries A e B.

No primeiro sorteio, a prova estava com nove selecções, repartida em três séries, mas com a desistênci­a das Ilhas Maurícias foi necessário reformular os moldes de disputa da competição. A organizaçã­o realizou um novo sorteio e dividiu as equipas em dois grupos, com quatro selecções em cada série.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola