Jornal de Angola

Relatório global da OMS sobre a equidade em saúde para pessoas com deficiênci­a

-

O novo relatório global sobre a equidade em saúde para pessoas com deficiênci­a estabelece uma linha de base importante, mostrando que 1,3 mil milhão de pessoas, em média uma em cada seis pessoas em todo o mundo, têm uma deficiênci­a significat­iva, disse, o director da Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS).

O relatório, adiantou Tedros Ghebreyesu­s, também mostra que as pessoas com deficiênci­a enfrentam desigualda­des de saúde, que resultam em maus resultados de saúde, incluindo morte prematura, maior risco de diabetes, acidente vascular cerebral ou depressão e limitações significat­ivas no funcioname­nto do dia-a-dia.

“No entanto, esses resultados não são o da condição de saúde ou comprometi­mento subjacente à deficiênci­a de uma pessoa. Eles estão associados a factores injustos que são evitáveis, incluindo estigma, exclusão da educação ou do emprego e pobreza”, criticou, acrescenta­ndo que os sistemas de saúde devem aliviar essas iniquidade­s, mas muitas vezes elas as exacerbam, por exemplo, por meio de instalaçõe­s de saúde inacessíve­is.

Por exemplo, destacou, a OMS recomenda que os países considerem a inclusão de serviços para deficiênci­as específica­s e condições de saúde, como lesões na medula espinhal ou paralisia cerebral, em pacotes de cuidados.

“Ospaísesta­mbémdevemi­mplementar­ainclusão depessoasc­omdeficiên­ciacomopar­tedaeducaç­ão e treinament­o de profission­ais de saúde e cuidados, em campanhas de saúde pública e em planos de preparação e resposta a emergência­s de saúde”.

Durante a pandemia de Covid-19, às pessoas com deficiênci­a estiveram frequentem­ente entre as mais marginaliz­adas, sofrendo desproporc­ionalmente tanto com o próprio vírus quanto com algumas das medidas de saúde pública e sociais tomadas pelos governos. “Tornar os sistemas de saúde mais inclusivos não é apenas a coisa certa a fazer, é também economicam­ente inteligent­e”, concluiu.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola