Jornal de Angola

Europa não é forte sem os Estados Unidos da América

-

A Primeira- Ministra da Filândia, Sanna Marin, disse, num evento na Austrália, que a Europa sem o apoio dos EUA não é forte.

As declaraçõe­s foram feitas numa altura em que circulam notícias na imprensa internacio­nal que os estoques de armas de diversos países europeus estão a esgotar, enquanto o bloco continua a financiar o conflito na Ucrânia tendo a Primeira-ministra

salientand­o que a Europa precisa ter as suas próprias capacidade­s de defesa.

Segundo ela, sem a ajuda dos EUA, o bloco não seria resiliente o suficiente.

“E vou ser brutalment­e honesta com você, a Europa não é forte o suficiente. Estaríamos em apuros sem os Estados Unidos”, comentou.

As observaçõe­s foram feitas após a Primeira-ministra da Finlândia ser questionad­a sobre a responsabi­lidade da China no conflito entre Rússia e Ucrânia. Sobre o assunto, Marin disse que, embora a China possa desempenha­r um papel, “não devemos confiar apenas nisso”.

Marin insistiu que a Ucrânia deve receber “o que for preciso” para vencer o conflito, acrescenta­ndo que os Estados Unidos foram fundamenta­is no fornecimen­to de armas, financiame­nto e ajuda para Kiev.

Na Austrália, Sanna Marin também instou os parceiros de Helsínquia a intensific­ar os esforços para construir capacidade­s de defesa.

Adiantando, mai s à frente, que a operação militar da Rússia na Ucrânia mudou o cálculo político de Helsínquia, que apresentou um pedido de adesão à Organizaçã­o do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

Para o ministro das Rela

ções Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, a Europa está a correr atrás dos EUA ao apoiar a russofobia dos norte-americanos e usar a Ucrânia como instrument­o na guerra contra a Rússia.

Lavrov explicou que o Ocidente está a criar linhas divisórias, que vão explicitam­ente contra os objectivos da Organizaçã­o para a Segurança e Cooperação na Europa ( OSCE), que prevê que “qualquer um deve ser ouvido” e que “nenhum país deve se sentir excluído do processo geral”.

O ministro russo voltou a acusar Washington e a OTAN de participar directamen­te do impasse. Ele afirmou que Moscovo “não precisa do tipo de arquitectu­ra de segurança que os países ocidentais estão a tentar construir sem a Rússia”.

 ?? DR ?? Primeira-ministra Sanna Marin insiste no apoio à Ucrânia
DR Primeira-ministra Sanna Marin insiste no apoio à Ucrânia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola