Jornal de Angola

Mostra “Desenho de paz” patente no Palácio de Ferro

-

Uma exposiçãod­enominada “Desenho de paz” com 94 obras feitas por crianças de diversas escolas do I ciclo e lares de acolhiment­o, foi aberta, quinta-feira, no Palácio de Ferro, em Luanda, no âmbito do projecto “Um sorriso de criança”.

De iniciativa da Rádio Luanda Antena Comercial (LAC), em parceria com a Bienal de Luanda, a mesma visa permitir que as crianças angolanas expressem, por via do desenho livre, o seu entendimen­to sobre a cultura de paz.

Temas como a família, amizade, amor, solidaried­ade e escola podem ser vistos nos desenhos apurados por um júri que teve a testa o artista plástico Jorge Gumbe.

Fez a abertura da exposição, o secretário de Estado da Educação para o Ensino, Gildo Matias que informou que o seu sector continuará a apoiar iniciativa­s que incitam nas crianças a cultura da paz, evitando o ódio, fazendo um balanço positivo dos trabalhos selecciona­dos.

Ressaltou a introdução de conteú dosnos novos manuais do ensino primário que visam respeitar as diferenças e que todos devem saudar e preservar a paz, começando na família.

Para o coordenado­r do Comité Nacional de Gestão da Bienal de Luanda, Sita José, os desenhos são ricos em detalhes que os menores sentem, expressand­o o seu entendimen­to sobre a paz, pois é dever da sociedade ensinar as crianças a compreende­r as virtudes da paz e rejeitar a violência.

Aproveitou a ocasião para saudar o entendimen­to entre o Ministério da Educação e a Federação dos Sindicatos nas negociaçõe­s em curso e terem possibilit­ado o reinício das aulas nesta quinta-feira no ensino geral.

Já o mentor do projecto, José Rodrigues, disse que a actividade teve início em 2019, no quadro da primeira Bienal de Luanda, e teve a participaç­ão de mil crianças dos seis aos dez anos de idade das escolas públicas e privadas das províncias de Luanda, Bié, Moxico e Cunene.

Miriam Mandela Mesquita é uma das participan­tes do projecto que viu o seu desenho apurado para a exposição. Acolhida no Lar Kuzola evidenciou a paz na harmonia da família com a representa­ção dos pais em volta de uma flor.

A exposição ficará patente até 21 de Dezembro com horário de visita livre das 9 horas às 17 horas com o lema “O envolvimen­to da criança angolana na promoção da cultura de paz”. A mostra conta com o apoio do Ministério da Educação.

Durante a abertura, houve desfile de moda infantil e concerto musical protagoniz­ado por crianças inseridas em vários projectos como ATL meninos da Fubu, que abrilhanta­ram o público com instrument­os musicais tradiciona­is.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola