Jornal de Angola

Futuro de Ramaphosa decidido terça-feira

-

A reunião do Congresso Nacional Africano (ANC), partido no poder na África do Sul, que deveria discutir, sexta-feira, a continuida­de do Presidente Cyril Ramaphosa, à frente da agremiação, foi adiada para terça-feira, altura em que decorrerá o debate parlamenta­r para analisar o relatório sobre o seu suposto envolvimen­to em casos de corrupção.

Segundo a Reuters, esperava-se que o Comité Execut ivo do ANC discutisse, sexta-feira, o relatório elaborado por uma comissão criada para investigar as acusações de Ramaphosa de ter violado da Lei Anti-corrupção.

Cyril Ramaphosa terá violado a Lei Anti-corrupção por ter sido encontrado em uma das suas fazendas , em 2020, mais de quatro milhões de dólares, guardados em caixas, que alegou ter adquirido através da venda de gado e búfalo.

O tesoureiro- geral do ANC, Paul Mashatile, disse, sexta-feira, a jornalista­s, que os principais funcionári­os do partido já discutiram o relatório antes de se reunirem para um debate parlamenta­r na terça-feira.

“Nós consideram­os isso um assunto urgente. Como se sabe, o Parlamento reunirá no dia 6", sublinhou Mashatile. Os legislador­es devem debater nesse dia o relatório e votar se devem prosseguir com um processo de destituiçã­o do Presidente.

Ramaphosa negou irregulari­dades, dizendo que o dinheiro roubado era produto da venda de animais na sua fazenda e que ele “não estava envolvido em nenhuma conduta criminosa”.

No entanto, o relatório parlamenta­r questiona a sua explicação, bem como a origem do dinheiro e as razões que o levaram a omitir a existência do montante às autoridade­s fiscais.

Na sexta-feira, Ramaphosa foi confrontad­o com apelos da oposição para a demissão. Os apelos seguemse a alegações do antigo chefe dos Serviços Secretos sul-africanos Arthur Fraser de que Ramaphosa terá tentado esconder o caso sobre roubo de uma elevada quantia de dinheiro encontrada na sua quinta, Phala Phala, em 2020.

 ?? ?? Líder sul-africano é acusado de violar a Lei Anti-corrupção
Líder sul-africano é acusado de violar a Lei Anti-corrupção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola