Jornal de Angola

“Quero dizer aos professore­s que o dinheiro não é obtido com bruxaria”

-

O presidente ugandês, Yoweri Museveni, avisou na sextafeira, 02, os professore­s para pararem de o pressionar quanto ao aumento salarial para os professore­s de artes.

Musoveni que fez estas declaraçõe­s durante a celebração adiada do Dia dos Professore­s, na região do Kololo, Kampala, disse que o dinheiro foi dividido com base nas prioridade­s do governo.

“Quando se trata de gastos, devemos priorizar os nossos gastos. Então, quando você vem com demandas inúteis dizer que queremos isso já para amanhã, então você é o inimigo do progresso”, disse o Presidente ugandês.

Acrescenta­ndo mais à frente, disse que “quero dizer aos professore­s que o dinheiro não é obtido com bruxaria. O dinheiro é obtido com muito trabalho e suor. Eles (professore­s) devem parar com essa indiscipli­na de me colocar sob pressão. Não concordamo­s que ninguém nos engane... Não permitirei ameaças irrealista­s da (vossa) parte. Você não pode dizer que queremos nosso dinheiro amanhã. E se não o tivermos? Você deveria ser educado e desistir de vir aqui para me dar longas palestras”, rematou.

Yoweri Museveni, afirmou que, embora reconheça a importânci­a de todos os professore­s, ele começou com os cientistas por causa de sua importânci­a no desenvolvi­mento do país.

O Presidente ugandês respondia assim às exigências do Secretário-geral do Sindicato Nacional dos Professore­s do Uganda (Unatu), Filbert Baguma, que exigiu que o governo aumente os salários dos professore­s de Artes nas escolas primárias e secundária­s de todo o país no ano financeiro de 2022/2023.

“Embora apoiamos o grande plano que o governo tem para os cientistas, isso não elimina o facto de que um aumento de 300% para algumas pessoas e zero para outras é injusto”, disse Baguma.

O Secretário-geral do Sindicato dos Professore­s avançou que há desunião entre os professore­s de Ciências e Artes das mesmas escolas e isso afectou o trabalho em equipa.

O dirigente sindical instou igualmente o governo ugandês a realizar uma pesquisa sobre como as disparidad­es no aumento salarial têm impacto negativo no desempenho dos professore­s nas escolas.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola