Jornal de Angola

Leis de Rescisão da Gravidez Perpetuam a Estigmatiz­ação

-

No dia 03 de Dezembro, o Zimbábue se junta ao mundo para comemorar o Dia Internacio­nal das Pessoas com Deficiênci­a (PWDS).

A observânci­a anual deste dia foi proclamada em 1992 pela Assembleia Geral das Nações Unidas com o objectivo de promover uma compreensã­o das questões da deficiênci­a e mobilizar apoio para a dignidade, direitos e bem-estar das pessoas com deficiênci­a.

Desde tempos imemoriais, as PCDS têm enfrentado a marginaliz­ação nas áreas económicas, sociais, culturais e políticas da vida. A sua exclusão ocorre devido a uma série de razões, sendo a principal delas a estigmatiz­ação da deficiênci­a.

Estigmatiz­ação é a atribuição de percepções negativas a um indivíduo por causa das diferenças percebidas da população em geral ou a respeito, visualizaç­ão ou caracteriz­ação de algo ou alguém como desprezíve­l ou desaprovaç­ão pública de algo ou alguém.

Em 2013, o Zimbábue ratificou a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiênci­a (2006) (UNCRPD) e seu Protocolo Opcional.

Além disso, a Constituiç­ão que entrou em vigor em 2013, congrega como um dos valores e princípios fundadores do país, o reconhecim­ento dos direitos das pessoas com deficiênci­a e a integração dos direit os das pessoas c om deficiênci­a, como um dos objetivos nacionais.

Este é um avanço significat­ivo no sentido de reconhecer a igualdade e dignidade das pessoas com deficiênci­a e fornecer medidas que permitirão a plena realização de seus direitos humanos.

Em Junho de 2021, o Presidente Emmerson Mnangagwa, lançou a Política Nacional de Deficiênci­a (NDP).

A política, que é uma medida para domesticar as disposiçõe­s da UNCRPD, procura abordar a opressão, a marginaliz­ação e a discrimina­ção sofridas pelas pessoas com deficiênci­a.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola