Jornal de Angola

Deputado acusa governo de discrimina­ção

-

O governo de Macau cancelou o último dia da 25.ª Festa da Lusofonia, o que o deputado José Pereira Cout i nho c onsiderou uma medida “desnecessá­ria e discrimina­tória” com a comunidade lusófona.

A decisão do governo de Macau de cancelar o último dia da 25.ª Festa da Lusofonia é um exemplo das “decisões discrimina­tórias em relação à comunidade lusófona”, defendeu na quinta-feira o deputado José Pereira Coutinho.

As autoridade­s de Macau cancelaram no início da semana passada o último dos três dias da Festa da Lusofonia, que decorria na zona das Casas da Taipa, após terem registado mais de uma dezena de casos de Covid-19 em menos de uma semana.

A medida foi “desnecessá­ria, desproporc­ional e discrimina­tória”, sobretudo tendo em conta que “não foi aplicado o mesmo critério a algumas outras festas que decorreram no mesmo dia”, sublinhou o único deputado português na Assembleia Legislativ­a (AL) de Macau.

As autoridade­s de saúde emitiram “um autêntico atestado de irresponsa­bilidade aos organizado­res do evento, e à população em geral, que, tal comoemanos­anteriores,voltou a aderir em grande número”, defendeu Pereira Coutinho.

No período antes da ordem do dia numa sessão da AL, o deputado apelou ao Governo para atribuir às associaçõe­s das comunidade­s lusófonas em Macau que organizam o Festival da Lusofonia “um subsídio de compensaçã­o para os prejuízos incorridos “.

O Festival da Lusofonia é um evento anual marcado por mostras culturais, espetáculo­s de música e dança, jogos tradiciona­is portuguese­s e gastronomi­a típica.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola