Jornal de Angola

Oposição faz alianças para tirar Erdogan do poder

-

O sociólogo Jeremy Rifkin e o economista Daron Acemoglu vão i ntegrar um comité de 70 especialis­tas que vão ajudar a oposição a tentar retirar do poder o actual Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, nas eleições de 2023.

O anúncio foi feito, ontem, em Ancara, capital da Turquia, por Kemal Kiliçdarog­lu, líder do Partido Popular Republican­o (Chp/socialdemo­crata), a maior formação da oposição no país, que concorre em aliança com outros cinco partidos nas eleições gerais de Junho de 2023.

“Chegou a hora de mudar o destino do país”, disse Kiliçdarog­lu ao apresentar a milhares de simpatizan­tes a equipa que assessorar­á a preparação do Programa Eleitoral da oposição, num evento realizado num centro desportivo de Istambul e transmitid­o ao vivo pelo canal de televisão Halk.

Além de encerrar as duas décadas de Governo do conservado­r Partido da Justiça e Desenvolvi­mento (AKP), de Erdogan, a aliança da oposição visa mudar a Constituiç­ão para que o país volte a um sistema parlamenta­r democrátic­o, em vez do actual presidenci­alismo.

“A solução não passa por substituir um único homem no poder”, disse o político social-democrata, lembrando a sua proposta de reduzir os poderes do Chefe de Estado, que actualment­e é também chefe de Governo, a meras funções representa­tivas, e que um Primeiro-ministro assuma a responsabi­lidade do Executivo.

Para moldar uma “nova Turquia”, Kiliçdarog­lu anunciou a f ormação de um Comité de 70 especialis­tas turcos e estrangeir­os que também aconselhar­iam o novo Governo, no caso de a aliança de oposição conseguir vencer as eleições.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola