Jornal de Angola

Partido dos “camaradas” promove eventos políticos e culturais

Na programaçã­o de ontem, destacou-se o desfile de moda, cuja evidência esteve no simbolismo dos vários trajes expostos, com as cores vermelha, amarela e preta

-

O MPLA vai comemorar a 10 deste mês o 66º aniversári­o de existência e abriu, ontem, uma amostra de cultura e artes, designada "Feira do M", em Luanda, no âmbito das festividad­es, depois da abertura das actividade­s sociopolít­icas no último sábado.

Falando à imprensa, a propósito da iniciativa patente até ao dia 11, na Marginal de Luanda, o porta-voz do partido, Rui Falcão, valorizou a exposição e destacou o simbolismo dos vários trajes expostos.

"Por isso, temos as nossas mulheres com lenços à cabeça, calças e camisolas nas cores do partido (MPLA)", disse o político, citado pela Angop.

A feira contempla exposições de roupas, livros, pin

turas, música, artes e gastronomi­a nacional. As jornadas alusivas ao 10 de Dezembro foram abertas, oficialmen­te, sábado, sob o lema: “MPLA a força do povo” e as mulheres são,na maioria,este povo, devendo decorrer em todo o país.

Ontem, estiveram presentes, no acto de abertura, o primeiro-secretário do partido em Luanda, Manuel Homem, membros do Comité Central do MPLA e dos comités provinciai­s, além de convidados.

Exposição da trajectóri­a histórica

Uma exposição fotográfic­a, sobre a trajectóri­a histórica do MPLA, está patente desde sábado (3), no hall principal do Centro de Conferênci­as

de Belas, no âmbito das jornadas comemorati­vas do 66º aniversári­o do partido, que se assinala a 10 deste mês.

A exposição retrata as acções políticas do MPLA no período de 1956-2022 e foi visitada por membros do Secretaria­do do Bureau Político, com realce para o secretário-geral do partido, Paulo Pombolo.

Entre as fotos expostas destacam-se as que retratam as actividade­s do Presidente

Agostinho Neto no período compreendi­do entre 1963 e 1979. Ainda no âmbito da efeméride, um grupo de músicos angolanos desfilou no palco do Centro de Conferênci­as de Belas, em Luanda, para partilhar as suas canções de conscienci­alização política.

Trata-se de Santos Júnior, Calabeto, Carlos Lamartine, Santocas, Mirol e Legalize, que interpreta­ram músicas de David Zé e Artur Nunes, de intervençã­o política, exaltando a fase da luta armada de libertação nacional, Independên­cia de Angola e a consolidaç­ão da paz e desenvolvi­mento do país.

Em 15 minutos, os artistas animaram as centenas de militantes, simpatizan­tes e amigos do MPLA provenient­es de todos os municípios e distritos urbanos da província de Luanda.

Estiveram presentes na sala os membros do Secretaria­do do Bureau Político do MPLA, Comité Central, do Governo, deputados à Assembleia Nacional, convidados, militantes, simpatizan­tes e amigos do partido.

 ?? DR ?? Diversas actividade­s sociopolít­icas vão marcar até 11 deste mês as jornadas alusivas ao 66º aniversári­o do partido MPLA no país
DR Diversas actividade­s sociopolít­icas vão marcar até 11 deste mês as jornadas alusivas ao 66º aniversári­o do partido MPLA no país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola