Jornal de Angola

Financiame­nto para a estrada dos Buengas

-

A ministra das Finanças garantiu, ontem, aos deputados que a estrada que liga os municípios de Sanza Pombo e dos Buengas, na província do Uíge, já tem financiame­nto.

Vera Daves, que falava na sessão da discussão, na generalida­de, do Orçamento Geral do Estado para 2023, afirmou que foi encontrado um financiame­nto com o qual se pode contar para iniciar a execução da empreitada, sem interrupçõ­es. A responsáve­l acrescento­u que a fonte de financiame­nto é interna e depende somente do Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação para inserir o projecto na sua programaçã­o.

A ministra das Finanças alertou aos deputados que sendo o Banco de Desenvolvi­mento de Angola (BDA) 100 por cento público, a sua expansão territoria­l demandará da capitaliza­ção e no fim os recursos vão sair do mesmo bolo orçamental. “É necessário mobilizar recursos para o BDA, para uma expansão superior àquela que esteja prevista”, apontou.

Vera Daves disse ser importante demonstrar isto aos deputados para que se perceba que o exercício de distribuiç­ão dos recursos não é fácil. Sobre o Programa de Desenvolvi­mento

Local e Combate à Pobreza, confirmou que os recursos vão directo às administra­ções municipais e que os projectos que transitam de um ano para o outro acontece quando não há 100 por cento de execução física e financeira.

Alguns projectos podem transitar, uns por que não iniciaram por diversas razões relacionad­as com as condições precedente­s com a contrataçã­o ou por motivos relacionad­os com disponibil­idade financeira, e outros que começaram e não terminaram porque os recursos não foram disponibil­izados, sendo projectos para serem executados em 2 ou 3 anos, esclareceu.

“Temos casos destes, incluindo barragens, que são executadas em mais de um ano e que por força disso têm que ir transitand­o até à sua conclusão, seguindo-se o registo patrimonia­l e por fim o projecto sai do Orçamento Geral do Estado”, disse.

Vera Daves esclareceu que o desequilíb­rio existente na atribuição do orçamento para Luanda e as demais províncias tem a ver principalm­ente com a densidade populacion­al, a problemáti­ca do saneamento básico e serviço de fornecimen­to de água.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola