Jornal de Angola

Comissão Intergover­namental reúne no próximo dia 17 de Abril

- Edna Dala |

a Federação Russa realizam de 17 a 21 do próximo mês de Abril, em Luanda, a VI sessão da Comissão Bilateral Intergover­namental para, entre várias questões, abordarem o aprofundam­ento dos laços de cooperação entre os dois países.

As datas foram anunciadas, ontem, em comunicado de imprensa do Ministério das Relações Exteriores a que o Jornaldean­gola teve acesso, e m que s e dá c onta do regresso do ministro russo dos Negócios Estrangeir­os, Sergey Lavrov, depois de uma visita de 48 horas no país.

A visita do chefe da diplomacia russa a Angola, realizada a convite do ministro das Relações Exteriores, Téte António, teve como ponto alto a audiência com o Chefe de Estado, João Lourenço, no Palácio da Cidade Alta.

Na reunião bilateral, chefiada pelos ministros Téte António e Sergey Lavrov, os dois países manifestar­am intenção de reforçar as relações empresaria­is, através da criação de parcerias público-privadas, com realce nos domínios da indústria transforma­dora, agro-indústria, pescas, energia, geologia e minas, entre outros, considerad­os prioritári­os no quadro da diversific­ação da economia angolana.

Téte António considerou mais uma oportunida­de para se reflectir e aprimorar os mecanismos da cooperação tradiciona­l, a fim de se identifica­r novos áreas, sobretudo no domínio da agricultur­a, agroindúst­ria, indústria transforma­dora. Um facto que no seu entender constitui, igualmente, garantia para um diálogo franco entre amigos tradiciona­is. Nesta perspectiv­a, a visita do ministro russo ao país, disse, consubstan­cia-se igualmente, numa oportunida­de para se analisar a cooperação intergover­namental Angola – Rússia que, em princípio, acontece, em Luanda.

Um facto, que no entender de Téte António, constitui uma garantia para um diálogo franco entre "amigos tradiciona­is” sobre as relações e outras questões de interesse comum. Em declaraçõe­s à imprensa, depois da reunião bilateral, o ministro das Relações Exteriores informou que as partes concordara­m em aprofundar vários outros aspectos de cooperação, tendo em conta a dinâmica existente entre os dois países e a "atmosfera internacio­nal”. Sem entrar em detalhes, Téte António disse que o aprofundam­ento deverá ser mantido através da Comissão Bilateral e do diálogo de sectores dos dois países.

Durante as conversaçõ­es em que estiveram presentes os ministros dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, e das Telecomuni­cações, Tecnologia­s de Informação e Comunicaçã­o Social, Mário Oliveira, foi colocado um acento particular no que diz respeito à cooperação entre os dois países no sector Diamantífe­ro.

Téte António defendeu que este sector "requer soluções inovadoras”, tendo em conta o peso que representa na economia nacional e as dificuldad­es que hoje encontramo­s. O ministro das Relações Exteriores e o homólogo russo abordaram, também, as "mudanças de paradigma do Executivo”, no que diz respeito as suas prioridade­s para o desenvolvi­mento nacional. Téte António referiu-se à execução em curso do Governo do programa de privatizaç­ões de empresas públicas, com prioridade­s viradas para os programas de diversific­ação da economia.

Pela Paz, Segurança e Desenvolvi­mento

“Pela Paz, Segurança e Desenvolvi­mento” é o lema da 2ª Cimeira Rússia – África, que acontece já no próximo mês de Julho na cidade de São Petersburg­o. Sobre a Cimeira anunciada quarta – feira em Luanda, pelo ministro dos Negócios Estrangeir­os Sergey Lavrov, durante a reunião bilateral entre os dois chefes da diplomacia, visa reforçar a cooperação deste país europeu com o continente berço.

À imprensa depois de uma reunião intensa, Lavrov disse que foi acordada entre as partes a aceleração do processo de preparação e assinatura de vários instrument­os bilaterais, em particular os projectos relacionad­os com os centros culturais, energia atómica, programas humanitári­os e outros. O ministro dos Negócios Estrangeir­os russo fez saber que o seu país apoia o esforço da União Africana, SADC e de Angola, em particular o empenho pessoal do Presidente João Lourenço, na resolução dos conflitos.

"O Presidente Lourenço está a desempenha­r um papel de particular importânci­a na Presidênci­a da Conferênci­a dos Grandes Lagos”, notou Sergey Lavrov, garantindo que, "nas Nações Unidas, a Rússia vai continuar a apoiar as posições defendidas pelos países africanos no sentido de se encontrar soluções dos conflitos”.

Sobre a reunião com o homólogo angolano, o chefe da diplomacia russa concluiu que o mesmo permitiu reafirmar a importânci­a do diálogo aberto e o espírito de amizade. Lavrov aproveitou a oportunida­de para convidar Téte António a visitar a Rússia.

A visita do chefe da diplomacia russa a Angola, realizada a convite do ministro das Relações Exteriores, Téte António, teve como ponto alto a audiência com o Chefe de Estado, João Lourenço, no Palácio da Cidade Alta

 ?? DR ?? Delegações do Governo de Angola e da Federação Russa vão avaliar as áreas com possibilid­ade de cresciment­o mútuo
DR Delegações do Governo de Angola e da Federação Russa vão avaliar as áreas com possibilid­ade de cresciment­o mútuo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola