Jornal de Angola

Receitas obtidas pelo Portal do Munícipe duplicaram

-

O volume de receitas arrecadada­s através do Portal de Munícipe, no Bié, em 2022, é de 441 milhões de kwanzas, o dobro da colecta de 210, 57 milhões de 2021, anunciou, no Cuito, o secretário-geral do Governo da Província, Vicente da Rocha.

Ao falar durante a 1ª Reunião Ordinária do Governo da Província, realizada na t erça- f eira, Vicente da Rocha referiu, citado pela Angop, que o valor resulta do pagamento de diversos emolumento­s.

A meta, segundo o responsáve­l, é trabalhar junto das administra­ções municipais para identifica­rem novas fontes de receitas, a fim de dinamizar o processo de arrecadaçã­o.

Destacou as receitas provenient­es dos direitos fundiários como um dos serviços mais procurados pelos munícipes do Cuito, Andulo, Nharêa, Chitembo, Catabola, Camacupa, Cuemba, Chitembo e Chinguar, face ao processo de atribuição de terras para auto-construção dirigida.

Vicente da Rocha entende que o portal do munícipe é um instrument­o valioso de controlo das receitas arrecadada­s localmente, por facilitar o retorno do capital aos referidos municípios, em fundos que estão a servir para edificação de vários projectos em benefícios das populações.

Antes, os valores eram canalizado­s na Conta Única do Tesouro (CUT). Contudo, defendeu uma maior dinamizaçã­o do processo, apelando, com isso, à necessidad­e dos munícipes obterem somente estes serviços nas administra­ções municipais e não por outras vias.

Paulo João destacou o programa pelo objectivo de orientar os cidadãos da província da Lunda-sul das ferramenta­s que conscienci­alizem para o exercício da cidadania, sendo u, processo de preparação de futuros contribuin­tes.

A formação subjacente ao programa, apontou, tem intrínseca a ideia de levar informação às escolas da região, para retirar dos jovens a percepção de que o pagamento de impostos “é única e exclusivam­ente para o Estado ganhar dinheiro, quando, afinal, é usado nas sociedades modernas com a finalidade de garantir o bom funcioname­nto dos serviços e bem-estar das populações.

O lançamento, que decorreu no anfiteatro do Instituto Superior Politécnic­o Lueji A'nkonde, contou com a participaç­ão de docentes, magistrado­s e um número superior a100 estudantes de diferentes sistemas de ensino da província.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola