Jornal de Angola

Relações saudáveis e interesses comuns

-

O ministro dos Negócios Estrangeir­os da Rússia, Sergey Lavrov, esteve de visita a Angola, por um período de três dias, provenient­e da África do Sul, e manteve encontros de trabalho com o homólogo angolano Téte António e, de seguida, foi recebido pelo Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço.

Nas conversaçõ­es entre as duas entidades, ficou marcado o respeito mútuo pelos laços de amizade, que nortearam, desde sempre, as relações político-diplomátic­as entre os dois países. Sergey Lavrov sublinhou a importânci­a da cooperação com o Estado angolano, tendo afirmado que a Rússia tem bem presente os anos de luta, quer pela sua libertação do jugo colonial, quer pela conquista da paz e reconcilia­ção entre os angolanos.

Nesta ordem, o ministro Téte António reafirmou a posição de Angola que, em clara sintonia com a da União Africana, assenta na solução de diferendos pela via da negociação baseada no diálogo inclusivo, franco e aberto.

E não poderia ser de outro modo, tendo em conta o papel desempenha­do na pacificaçã­o do continente africano, privilegia­ndo o diálogo, os compromiss­os políticos assentes no interesse nacional para o restabelec­imento da ordem constituci­onal e garantir a estabilida­de dos países em conflitos, respeitand­o sempre o princípio da não ingerência nos assuntos internos de cada um dos Estados.

Estes aspectos não deixaram de ser aflorados no encontro mantido entre os chefes da diplomacia russa e angolana, tendo sido aflorada a preocupaçã­o de Angola com as consequênc­ias do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, pelas baixas de pessoas e bens.

Entretanto, é facto, e isso ficou patente durante a visita do diplomata russo e nas reuniões que manteve quer com o homólogo das Relações Exteriores, quer com o Presidente da República, o interesse da Rússia e de Angola no reforço da cooperação, com destaque para a diversific­ação da parceria estratégic­a.

Foram apontadas entre as acções a serem desenvolvi­das nesse âmbito, a realização de uma reunião intergover­namental mista para a cooperação económica, comercial e técnico-científica, ainda dentro deste ano, mais concretame­nte entre os meses de Março e Abril, em Luanda.

Angola e a Rússia têm uma relação estreita de longa data, mais concretame­nte desde 1976 com o tratado de amizade e cooperação rubricado entre ambos, e ver reforçados estes laços é uma atitude positiva. Espera-se, pois, desse encontro intergover­namental, aprazado para Março ou Abril deste ano, conclusões extremamen­te valiosas com proveito para ambas as partes, dado que as relações são saudáveis quando todos partilham interesses e pontos de vista comuns.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola