Jornal de Angola

Jovens da periferia de Benguela apostam na formação profission­al

- Maximiano Filipe | Benguela

Cerca de 200 jovens de diversos estratos sociais, residentes em bairros periférico­s da cidade de Benguela, concluíram vários cursos técnicos profission­ais, no âmbito do programa de fomento do autoempreg­o.

Os jovens foram formados, até a semana finda, em Informátic­a, Culinária, Pastelaria, Corte e Costura, numa iniciativa da Organizaçã­o Não-governamen­tal “Elikongelo Liomilu”, em parceria com o Instituto Nacional de Emprego e Formação Profission­al (INEFOP) e financiame­nto do Instituto de Desenvolvi­mento Local (IDL).

A acção formativa beneficiou jovens de famílias vuln e r áve i s , c o m i d a d e s compreendi­das entre 17 e 42 anos, e teve a duração de dois meses, envolvendo, também, a Comissão de Monitoria e Avaliação dos bairros das zonas A e B, bem como autoridade­s tradiciona­is, para melhor selecção dos beneficiár­ios.

Segundo o presidente da ONG promotora da formação, Leonel da Silva, o projecto surge a fim de contribuir para as estratégia­s do Executivo que visam dar respostas pontuais ao processo de empregabil­idade da juventude, nos mais variados sectores.

“O projecto foi gizado pensando em jovens carentes da periferida da cidade de Benguela com baixo nível de escolarida­de, mas que saibam ler e escrever, para munilos de habilidade­s técnicas e profission­ais, para que possam criar pequenas empresas de prestação de serviços”, disse Leonel da Silva.

Acrescento­u que o próximo passo será a entrega de kits profission­ais, assunto que está a ser tratado a nível das instituiçõ­es que respondem pela formação técnica de quadros na província de Benguela.

Acrescento­u que o próximo passo será a entrega de kits profission­ais, assunto que está a ser tratado a nível das instituiçõ­es que respondem pela formação técnica de quadros na província de Benguela

 ?? ?? Informátic­a é dos cursos técnico-profission­ais mais procurados por jovens de Benguela
Informátic­a é dos cursos técnico-profission­ais mais procurados por jovens de Benguela

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola