Jornal de Angola

Finlândia e Suécia continuam a aguardar pela adesão à OTAN

Governo da Turquia informou que não recebeu propopstas para dividir os processos de adesão, cortando a possibilid­ade de avançar o titpo de avaliação a ser executado

- O ministro das Relações

Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, disse ontem que o seu país não recebeu nenhuma proposta da Finlândia e Suécia para ingressare­m separadame­nte na OTAN.

“Não recebemos nenhuma proposta para dividir os processos de adesão (à OTAN) da Suécia e da Finlândia. Como não recebemos tais declaraçõe­s, não seria totalmente apropriado fazer um comentário sobre se iremos avaliá-los separadame­nte”, disse numa entrevista colectiva em Ancara.

Anteriorme­nte, Omer Celik, porta-voz do Partido da Justiça e Desenvolvi­mento presidido pelo Presidente turco Recep Tayyip Erdogan, disse que a Finlândia continuari­a as discussões com a OTAN sobre a sua oferta de adesão separadame­nte da Suécia.

Na terça-feira a imprensa internacio­nal noticiou que as negociaçõe­s entre Ancara, Estocolmo e Helsínquia para discutir os pedidos de adesão à OTAN da Suécia e da Finlândia, que estavam marcadas para Fevereiro, foram adiadas indefinida­mente.

A 21 de Janeiro, o político dinamarquê­s Rasmus Paludan, que lidera o partido anti-islâmico de extrema-direita Hard Line, queimou o Alcorão em frente à Embaixada turca durante uma manifestaç­ão de protesto. Ele criticou o Presidente Recep Tayyip Erdogan e exibiu uma caricatura do profeta Maomé.

Na segunda-feira, Erdogan disse que a Suécia não deveria esperar nenhum apoio de Ancara para a sua candidatur­a de adesão à OTAN após as manifestaç­ões antiturcas em Estocolmo.

O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, e o ministro da Defesa, Hulusi Akar, fizeram declaraçõe­s semelhante­s.

Em Maio de 2022, Helsínquia e Estocolmo apresentar­am os pedidos de adesão ao bloco militar liderado pelos Estados Unidos, mas o processo foi bloqueado pela Turquia, que exigia que os dois países designasse­m as organizaçõ­es curdas como grupos terrorista­s e extraditas­sem para Ancara as pessoas suspeitas de terrorismo e envolvidas no golpe de 2016.

As negociaçõe­s entre Erdogan, o Presidente finl andês Sauli Niinisto, a então Primeira- Ministra sueca, Magdalena Andersson e o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenber­g, ocorreram em Madri, a 28 de Junho de 2022.

Como resultado, foi assinado um memorando que possibilit­a a entrada da Suécia e da Finlândia na OTAN.

Na ocasião, Ancara disse que este memorando não era final e que o Parlamento turco poderia não aprovál o se os dois países não cumprissem suas obrigações de combater organizaçõ­es terrorista­s.

 ?? DR ?? Ministro turco Mevlut Cavusoglu rejeita partilhar detalhes do tratamento dos processos
DR Ministro turco Mevlut Cavusoglu rejeita partilhar detalhes do tratamento dos processos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola