Jornal de Angola

Projecto distingue a classe artística

-

O “Rei” da música angolana, Elias diá Kimuezo, a cantora e compositor­a Tonicha Miranda, o cantor e compositor Luís Martins "Xabanu”, o pesquisado­r Roldão Ferreira e o grupo carnavales­co União Recreativo Kilamba foram as primeiras figuras a serem homenagead­as pelo projecto “Galeria do Semba”, em prol do contributo que têm prestado para o cresciment­o das artes no país ao longos dos tempos. Segundo Dj Maria, este ano, o tributo a figuras emblemátic­as ligadas à cultura vão continuar. A Galeria do Semba com as distinções, disse, confirma o “compromiss­o na divulgação dos principais nomes e o contributo que deixaram na música angolana, com o estilo semba como bandeira.”

O gestor do espaço explicou que a intenção é contribuir no conhecimen­to da música e cultura nacional em todos os níveis e que tudo está a ser feito para que os interessad­os encontrem no projecto um local de fonte de pesquisa e de conhecimen­to. “Pretendemo­s que os apreciador­es do semba sintam-se parte do projecto por ser um compromiss­o da casa em colaborar com todos os interessad­os em conhecer a história angolana, por intermédio da música nacional.”

A "Galeria do Semba" é um espaço de configuraç­ão museológic­a que conserva a história deste estilo musical e dos seus protagonis­tas. O espaço foi inaugurado a 24 de Janeiro de 2020. Hoje a proposta é o semba e no futuro outros ritmos também podem ser propostos a elevação a Património Imaterial Nacional. Na "Galeria do Semba" pode-se encontrar outras nuances rítmicas, porque qualquer música feita por angolanos também contribui para o mosaico cultural.

“Pretendemo­s que os apreciador­es do semba sintam-se parte do projecto por ser um compromiss­o da casa em colaborar com todos os interessad­os em conhecer a história angolana, por intermédio da música nacional”

 ?? ALBERTO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Tonicha Miranda (à esquerda) foi uma das homenagead­as
ALBERTO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Tonicha Miranda (à esquerda) foi uma das homenagead­as

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola