Jornal de Angola

Argélia e Côte d’ivoire é o cabeça de cartaz hoje

Os argelinos, organizado­res do certame, estão catalogado­s como potenciais candidatos à conquista do título africano mas o adversário também promete

- António de Brito | Oran

da Argélia e da Côte d’ivoire disputam, hoje, às 17h00, no Estádio Nelson Mandela, em Argel, o apuramento para as meias-finais da 7ª edição do Campeonato Africano das Nações (CHAN), a decorrer na Argélia até 4 de Fevereiro próximo.

Os argelinos, país organizado­r do certame, chegam a esta partida com rótulo de candidato à conquista do título continenta­l. Os Guerreiros do Deserto são obrigados a vencer, para estarem a um jogo da grande final.

Mas não têm, segurament­e, uma empreitada facil i t ada, uma vez que os “elefantes” pretendem, igualmente, garantir uma vaga na próxima eliminatór­ia da competição.

A julgar pelos propósitos de ambas as selecções, prevê-se uma partida “electrizan­te” e de favoritism­o repartido. Qualquer das equipas reúne os requisitos para realizar um bom jogo, bem como passar para a fase seguinte do torneio.

A jogarem em casa, os Guerreiros do Deserto vão, certamente, mostrar as garras, pois t erão o apoio incondicio­nal dos seus fervorosos adeptos, mas não será o suficiente para vencerem o confronto.

Os “donos” de casa têm de abordar o encontro com cautelas redobradas, porque têm do outro lado uma selecção matreira e determinad­a em complicar os intentos do conjunto adversário.

A formação argelina chega ao quarto desafio com a Côte d’ivoire, sem qualquer tropeço, já que na fase de grupos suplantou as equipas adversária­s, designadam­ente Líbia (1-0), Moçambique (1-0) e Etiópia (1-0), totalizand­o nove pontos, na liderança do Grupo A.

Integrada no Grupo B, a Côte d’ivoire ocupou a segunda posição, com quatro pontos. Os ivorienses empataram sem golos diante da República Democrátic­a do Congo, perderam para o Senegal (1-0) e bateram no desafio derradeiro o Uganda, por 3-1, saltando do quarto para o segundo lugar.

Nas estatístic­as dos duelos já efectuados, a Côte d’ivoire leva ligeira vantagem. No primeiro jogo oficial, disputado em 1993, a Côte d’ivoire venceu, por 1-0. Em 2010, as duas empataram (2-2), cinco anos depois a Côte d’ivoire ganhou (31). Volvidos quatro anos, os contendore­s voltaram a empatar, mas a um golo. No ano passado, a Côte d’ivoire levou a melhor sobre a Argélia (3-1).

A jogarem em casa, os Guerreiros do Deserto vão, certamente, mostrar as garras, pois terão o apoio incondicio­nal dos seus fervorosos adeptos, mas não será o suficiente para vencerem o confronto

 ?? DR ?? Espera-se por um jogo intenso entre a selecção caseira que só espera vencer e a ivoirense que também é candidata
DR Espera-se por um jogo intenso entre a selecção caseira que só espera vencer e a ivoirense que também é candidata

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola