Jornal de Angola

Medidas para combater o impacto das chuvas

-

Para o administra­dor de Viana, as chuvas têm sido um grande problema. “Existem localidade­s do município que não estão preparadas para a chuva. Todos os anos, as situações e os relatos são os mesmos. É uma situação que precisa ser contornada, apesar de não ser um problema típico de Viana, mas sim generaliza­do”.

Demétrio de Sepúlveda adiantou que têm estado a trabalhar, em parceria com a comissão municipal de Protecção Civil e Bombeiros, num plano de contingênc­ias para evitar eventuais desastres depois de uma chuva. “Queremos criar medidas mais actuantes na redução do impacto das chuvas no município”.

O trabalho, acrescento­u, pode ser feito, com o empenho de todos, desde os moradores às equipas técnicas, que devem detectar as principais zonas vulnerávei­s, assim como ajudar na educação da população quanto a construção em locais impróprios.

“É um grande constrangi­mento, todos os anos ter o mesmo problema. Quando chove ficamos com as ruas alagadas, avenidas intransitá­veis e casas inundadas. Muitas das bacias de retenção não conseguem suportar as grandes cargas. Sabemos das dificuldad­es, agora temos de nos prevenir”, reforçou.

Escoamento das águas

As valas de drenagem do município são outro problema a ser resolvido pela administra­ção de Viana. Muitas, contou, estão obstruídas, por resíduos sólidos e outros detritos, muitos deles colocados por munícipes. “Outras estão nesta situação por falta de um trabalho regular de limpeza”, lamentou.

Para o administra­dor, o actual quadro é preocupant­e. “Estamos a trabalhar na manutenção de algumas valas de drenagens. O Ministério das Obras Públicas tem um projecto de acção ligado com o reperfilam­ento de algumas bacias”, contou, acrescenta­ndo que nas últimas chuvas, algumas bacias de retenção do município conseguira­m escoar as águas. “Mas também tivemos algumas, como a bacia Joaquim Lussumba, que foram uma decepção”, criticou.

Outra questão preocupant­e, destacou, é o número de casas inundadas por causa da chuva, na maioria das vezes por terem sido construída­s nas linhas naturais do curso de água. “Há casas que impedem o curso normal das águas até às valas de drenagens e as bacias de retenção, por terem sido construída­s nas linhas naturais”, apontou.

Combate à criminalid­ade

O combate contra a criminalid­ade também tem tido a atenção da administra­ção local, que criou alguns projectos para a instalação de novas unidades policiais no município. “A ideia é reduzirmos o máximo possível qualquer taxa de criminalid­ade em Viana, com o reforço do patrulhame­nto por proximidad­e, através da construção de mais esquadras nas comunidade­s”, disse.

 ?? ??
 ?? ??
 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola