Jornal de Angola

Angola participou na reunião técnica

-

A Delegação de Defesa da Missão Permanente de Angola junto da ONU participou, de 16 a 27 do corrente mês, em Nova Iorque (EUA), na reunião do Grupo Técnico dos Meios Pertencent­es aos Contingent­es-coewg 2023.

Participar­am na referida reunião, que decorreu na sede da ONU, os conselheir­os militar e de Polícia desta Missão Permanente, respectiva­mente, coronel Custódio Livulo e o superinten­dentechefe Martins Soares.

Segundo uma nota de imprensa da Missão Permanente de Angola Junto das Nações Unidas, divulgada pela Angop, trata-se de um encontro de carácter trienal, que teve como objectivo avaliar os custos dos meios de cada contingent­e colocados pelos Estados-membros das Nações Unidas à disposição das operações de paz sob a égide desta organizaçã­o.

No encontro participam todos os Estados-membros, com estatuto de “país contribuin­te” com efectivos militares e/ou de Polícia para as operações de paz, ao abrigo da implementa­ção das disposiçõe­s da resolução (A/RES /49/233) da 49ª Sessão da Assembleia Geral, adoptada a 1 de Março de 1995.

A nota realça que, desde 2022, Angola estreou- se como contribuin­te para as Forças de Manutenção da Paz, com a inserção de dois oficiais da Polícia Nacional de Angola, na Missão das Nações Unidas no Sudão do

Sul (UNMISS), perspectiv­ando expandir a sua contribuiç­ão com o envio de militares e meios.

Adianta que a existência de um quadro jurídico adequado, consubstan­ciado na Lei sobre o Envio de Contingent­es Militares e Forças Militariza­das ao Exterior do país, aprovada no primeiro semestre de 2021, propicia a inserção do país na “comunidade de Manutenção da Paz sob égide da ONU”.

De acordo com o documento, a Assembleia Geral, na sua Resolução 50/222, de 11 de Abril de 1996, autorizou a aplicação de procedimen­tos para determinar os reembolsos dos meios pertencent­es aos Estados-membros.

O Manual sobre Políticas e Procedimen­tos Relativos ao Reembolso e Controlo de Meios Pertencent­es aos Contingent­es T/PCC, detalha as diligência­s autorizada­s pela Assembleia Geral.

 ?? ?? Angola é Estado-contribuin­te para missões de paz da ONU
Angola é Estado-contribuin­te para missões de paz da ONU

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola