Jornal de Angola

MINSA recomenda compra de fármacos em locais apropriado­s

-

O Ministério da Saúde (MINSA), através da Agência Reguladora de Medicament­os e Tecnologia­s de Saúde (ARMED), recomendou a população a comprar medicament­os apenas em locais autorizado­s, depois da apreensão, na sexta-feira, de uma tonelada de medicament­os ilegais.

Num comunicado de imprensa, o MINSA informou que tomou conhecimen­to da ocorrência e pede à população para comprar me-dicamentos apenas nas farmácias comunitári­as ou internas das unidades sanitárias e mediante atendiment­o de um profission­al de saúde devidament­e habilitado para o efeito.

O c o municado d e imprensa destaca ainda que não se deve comprar medicament­os armazenado­s em locais sem condições de conservaçã­o, como mercados, via pública, alguns expostos ao sol, ou em lugares não climatizad­os.

O Ministério aconselha ainda, no comunicado, às pessoas a verificare­m, durante a compra de um fármaco, a embalagem do medicament­o, assim como o folheto informativ­o, com as indicações, contra-indicações, reacções adversas e cuidados a ter. “É preciso que o nome do produto correspond­a a composição descritos na embalagem. Deve estar legível e sem erros ortográfic­os”.

Em caso de dúvidas, orienta o documento, os cidadãos devem contactar o farmacêuti­co ou técnico de farmácia onde adquiriu o medicament­o, ou enviar uma mensagem ao Centro de Informação de Medicament­os da ARMED.

Apreensão do SIC

O Serviço de Investigaç­ão Criminal (SIC) apreendeu, na última quarta-feira, no município de Cacuaco, em Luanda, mais de uma tonelada de diversos medicament­os ilegais, numa acção da Direcção Central de Combate aos Crimes Económicos e Contra a Saúde Pública.

Entre os fármacos apreendido­s constam medicament­os para a t uberculose, anti-conceptivo­s, albendazol,

anti-palúdicos, bem como antibiótic­os, antitússic­os e materiais gastáveis, que estavam a ser comerciali­zados de forma ilegal na via pública, informou, ontem, o portavoz do SIC, superinten­dentechefe Manuel Halaiwa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola