Jornal de Angola

Grupo Raxio vai lançar “Data Center” em Luanda

- Pedro Peterson

e operador de centro de dados panafrican­o, Raxio Group, a nunciou pl a nos para desenvolve­r o primeiro centro de dados Tier III neutro em operadora em Angola , com 6MW de capacidade de TI.

Segundo apurou o JA, a empresa já garantiu um terreno para a instalação no distrito de Cacuaco, em Angola, perto de Luanda, com comissiona­mento previsto para Fevereiro de 2024.

“Angola t e m u ma demanda crescente por conectivid­ade e serviços relacionad­os. Também está geografica­mente posicionad­a para se tornar um centro de conectivid­ade na região, tornando- se um mercado importante para nosso crescente portfólio”, disse o presidente da comissão executiva do Roxio Grupo, Robert Mullins.

O Raxio Group constrói e opera centros de dados em toda a África para colocation, cross-connect, fibra e serviços de infra-estrutura de TI e tem actividade­s na Costa do Marfim, Moçambique, República Democrát i ca do Congo, Etiópia, Tanzânia e Uganda.

Sem avançar o investimen­to global desta operação, a empresa sublinha apenas que a instalação em Angola está a ser desenvolvi­da em colaboraçã­o com parceiros internacio­nais e locais, “cuidadosam­ente selecciona­dos de acordo com os padrões de excelência experiment­ados e testados da Raxio”.

Quando o data center avançar, serão fornecidas novas c o ndições p a r a empresas, regionais e internacio­nais, redes de entrega de conteúdos e serviços em ‘cloud’.

Robert Mullins, afirma que a decisão de construir a primeira instalação neutra Tier III de Angola destaca o compromiss­o da empresa com a estratégia de fornecer as infraestru­turas digitais necessária­s no continente africano.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola