Jornal de Angola

Candidato indicado pelo Governo para a Petrobras é bem recebido

-

de Administra­ção da estatal brasileira Petrobras aprovou, quinta-feira, a nomeação do economista Jean Paul Prates como novo presidente da empresa, referendan­do a indicação prop o s t a d o Governo d o Presidente brasileiro, Lula da Silva.

A nomeação ainda terá de ser submetida à aprovação da Assembleia-geral da empresa, que deve ser convocada para Abril, mas Patres ainda poderá assumir o cargo interiname­nte nos próximos dias.

À f rente da estatal, a maior empresa desse país, estava Caio Paes de Andrade, indicado pelo agora ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro e que renunciou ao cargo no início deste mês, uma vez que Lula da Silva, vencedor das eleições de Outubro passado, assumiu o poder no país.

Também interiname­nte, o Conselho de administra­ção da empresa nomeou então o engenheiro João Henrique Rittershau­ssen, que agora será substituíd­o por Prates, senador que renunciou ao cargo na quinta-feira.

Prates, 54 anos, é advogado, economista e especialis­ta no sector de energia, onde já actuou tanto na esfera pública quanto na privada.

Após ser proposto por Lula da Silva para presidir à Petrobras, o senador disse que entre seus objectivos está a revisão das políticas de distribuiç­ão de dividendos da empresa e também da regulament­ação que define os preços dos combustíve­is no Brasil com base nas flutuações do mercado internacio­nal de petróleo.

Essas posições semearam algumas dúvidas no mercado financeiro, mas Prates garantiu que as revisões dessas políticas serão feitas com uma visão técnica e sem intervençã­o do Estado nas resoluções da empresa.

A Petrobras é controlada pelo Estado brasileiro, mas as acções estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madrid, por isso muitas das decisões da empresa têm impacto nos mercados financeiro­s.

 ?? ?? Presidente da Petrobras escolhido pelo Governo
Presidente da Petrobras escolhido pelo Governo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola