Jornal de Angola

Nova divisão administra­tiva pode retirar três distritos ao município

-

Quanto à nova divisão administra­tiva, Naulila André avançou que é uma matéria que está a cargo do Governo Provincial de Luanda e no âmbito das discussões públicas, mas carece de aprovação.

Para já, a administra­dora revelou que a proposta do Governo para o Kilamba Kiaxi é que alguns distritos urbanos passem à categoria de município, como são os casos da Sapu, Palanca e Projecto Nova Vida.

História do Município

Kilamba Kiaxi é uma expressão com um significad­o histórico, provenient­e na língua r e g i o nal Kimbundu e designa uma “cidade que guia os homens” ou “Terra de Kilamba”.

Kilamba ( Kiaxi), um cognome do Primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, cruza em todo o Oeste do território com o maior curso de água inteiramen­te na mancha urbana da região metropolit­ana de Luanda, o rio Cambambe, que desagua na Baía do Mussulo.

Fundado a 17 de Setembro de 1976, resultado da última divisão político-administ rativa da província de Luanda, o Kilamba Kiaxi é denso, com uma população estimada em 1.361.177 mil habitantes e uma extensão geográfica de aproximada­mente 51.7 quilómetro­s quadrados , com sede no Golfe.

O Kilamba Kiaxi está limitado pelos municípios de Luanda, Talatona, Cazenga e Viana. Está subdividid­o por quatro distritos urnanos, designadam­ente Golfe, Palanca, Projecto Nova Vida e Sapu.

O seu distrito com maior população é o Golfe, com uma média de 615 mil habitantes, e o distrito urbano com maior dimensão geográfica é o da Sapu, que tem uma área total de 15.009 quilómetro­s.

Um dos pontos históricos do município é o Largo 17 de S e t e mbro, onde s e encontra o busto de Agostinho Neto. É neste município onde fica o Mercado dos Correios, os templos das igrejas Simão Kimbango e Tocoista, e o Hospital Divina Providênci­a, que tem, também, uma área especializ­ada no tratamento da tuberculos­e.

 ?? ?? Administra­dora Naulila André é a nova gestora municipal
Administra­dora Naulila André é a nova gestora municipal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola