Jornal de Angola

Treinadore­s participam em seminário de capacitaçã­o

- Job Franco

natação e profission­ais ligados à modalidade participam hoje, a partir das 16h00, no Instituto Sapiens, no Maptess, sito no Largo do Ambiente, num seminário de capacitaçã­o sobre a disciplina de águas abertas, promovido pela Federação Angolana de Natação (FAN).

O encontro vai ter como orador o especialis­ta em á g u a s a b e r t a s , Már i o Bonança, e tem como objectivo aprimorar a planificaç­ão e gestão de todo o processo de desenvolvi­mento desportivo da modalidade, no contexto de alto rendimento desportivo de um atleta.

Durante a formação, no primeiro painel, os presentes vão abordar temas como Técnicas de Águas Abertas, Factores Determinan­tes da Performanc­e e Planeament­o Específico de Águas Abertas.

Com duração de quatro horas, no segundo turno, o prelector e técnico do Clube dos Vinkings de Portugal fala sobre aspectos ligados ao Planos de Carreira, Volume de Treino, Zonas de Intensidad­e, Método de Treino e Conhecimen­to Mínimo da Nutrição de um Atleta em Águas Abertas.

Em declaraçõe­s ontem, ao Jornaldean­gola, o director técnico da Federação Angolana de Natação, Artur Henriques, disse que “é importante saber das coisas com conhecimen­tos científico­s”.

“Vamos aproveitar a presença do professor Mário Bonança para ministrar uma formação sobre águas abertas para treinadore­s, atletas, profission­ais na área do desporto e pais de atletas, no sentido de lhes dar subsídios s obre a modalidade. O conhecimen­to de todos, ajuda no desenvolvi­mento da modalidade”, esclareceu.

O dirigente destacou ainda que, durante a formação, os participan­tes terão a oportunida­de de ouvir e debater os aspectos que determinam o desenvolvi­mento de um país, “no plano de carreira de natação”.

“Felizmente, em Angola já há um plano de carreira de natação. Vamos reforçar estes aspectos, com a vinda do professor Mário Bonança. O plano de carreira é um projecto estratégic­o para o desenvolvi­mento da modalidade”, disse.

Segundo Artur Henriques, o plano de carreira determina com que idade o atleta deve começar a treinar e qual a carga horária de trabalho que cada atleta deve ter.

“Estes aspectos ajudam no desenvolvi­mento da carreira do atleta”, argumentou Artur, tendo acrescenta­do que “a vinda do especialis­ta em águas abertas vai poder aprofundar ainda mais os conhecimen­tos sobre o plano de carreira de um atleta”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola